A Prefeitura de Toledo e a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) promoveram uma reunião entre os representantes do poder público municipal e associados da entidade para discutir as mudanças propostas ao serviço do Estacionamento Regulamentado de Toledo (EstaR). A intenção era apresentar o novo formato proposto pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) aos empresários. Os avanços preveem a gratuidade de duas horas nas vagas, divididas por quadras, monitoramento eletrônico através de veículo da Guarda Municipal e as penalidades para quem estiver em desacordo com a regulamentação.
O prefeito Beto Lunitti informou que o sistema proposto já funciona em Araucária, município visitado pelos agentes da SSMU juntamente com o gestor municipal, e já está em fase de implantação em outras localidades. “É um sistema que trará a rotatividade que os comerciantes precisam e liberará vagas na região central”. Lunitti ainda acrescentou que o Projeto de Lei está tramitando na Câmara de Vereadores. “Nossa intenção é fortalecer o comércio, diante de uma situação que se apresenta. É um sistema moderno, dotado de tecnologia que facilitará a vida do usuário. Outra vantagem com esse sistema é a constante vigilância dos veículos que circulam na área do EstaR, pois o sistema faz a leitura das placas e pode apontar caso o veículo tenha alguma registro, como o de furto por exemplo”, destacou.
Após uma explanação realizada pelo engenheiro de Tráfego da SSMU, Fabiano Leite Faria, apresentando o novo formato proposto, a presidente da ACIT, Anaide Holzbach, conduziu o debate e ouviu as propostas dos empresários presentes. Diversas autoridades, entre elas o secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo, e dos representantes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, Major Christian Guilherme Goldoni e Roni Padilha, além do presidente da Câmara Municipal, Dudu Barbosa, e outros vereadores puderam fazer observações. As sugestões apresentadas pelos empresários durante o debate serão levadas ao Poder Executivo e Legislativo para serem analisadas e, caso sejam pertinentes, incorporadas ao texto final da nova lei.
Segundo Anaide Holzbach, a grande participação dos associados no encontro demonstra a força do associativismo e a busca por interesses comuns. “A reunião foi convocada no início da semana, especialmente para os empresários que possuem comércio na área central. Durante a discussão, várias opiniões foram apresentadas, e a proposta principal que foi aceita pela maioria dos presentes é que seja mantido o período de duas horas de gratuidade para estacionamento, porém, em caso de permanência do veículo por mais tempo, o motorista receberia uma notificação com um valor médio de R$ 50,00 para regularizar a situação antes da aplicação da multa.”
A presidente ressalta que é necessário que Toledo se adapte à nova realidade, considerando o aumento da quantidade de veículos no município e a importância da rotatividade de vagas na área central. “Apesar de causar desconforto, as mudanças são necessárias para garantir que haja vagas disponíveis para os clientes acessarem o comércio.” Anaide destaca ainda a relevância de encontrar uma solução em consenso entre todos os envolvidos, para que os interesses coletivos sejam atendidos da melhor forma possível.
Segundo Fabiano Leite Faria, o debate foi positivo, tendo em vista que o serviço é necessário aos comerciantes pela rotatividade de vagas aos clientes. “Agora compete aos vereadores alterar ou não a Lei. O modelo que for aprovado colocaremos em prática. Após a aprovação na Câmara será providenciada a implantação do sistema em aproximadamente 90 dias e destes, cerca de 60 dias serão um período de adaptação dos motoristas e também divulgação para que a população conheça mais sobre as novas regras do EstaR”, concluiu.