Centenas de atletas amadores e profissionais, além de quem usa o local para prática de exercícios diariamente, participaram da inauguração oficial do emborrachamento da pista de caminhada do Horto Florestal do Parque Ecológico Diva Paim Barth. A solenidade aconteceu na sexta-feira (21), com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Beto Lunitti, e representantes de entidades esportivas, grupos de corredores e a população em geral.
A obra melhorou o ambiente para a prática de atividade física diária no principal ponto de encontro dos toledanos e fomentará o esporte profissional. O valor da execução global, incluindo materiais e mão de obra, é de mais de R$ 1,7 milhões e foi realizada nos 1.330 metros de extensão da pista. A decisão foi tomada a partir de uma solicitação da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) em virtude da grande utilização do espaço para prática de corrida e caminhada.
Além disso, o local se tornou uma referência para competições nacionais de corrida de rua e colocou Toledo no seleto grupo homologado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) para realização de ultramaratonas e integra também o calendário oficial da Associação Internacional de Ultramaratona (IAU). “É uma honra poder entregar uma obra de qualidade, que transforma a vida do cidadão, mas também se torna um polo de eventos esportivos. Isso movimenta nossa economia e projeta Toledo para além das nossas fronteiras, até mesmo internacionais”, disse o prefeito Beto Lunitti.
Este destaque no cenário das provas nacionais e internacionais se confirma nas palavras do delegado técnico da Associação Internacional de Ultramaratonas (AIU), Oscar Francisco Prisco Silva. Susso, como é mais conhecido, afirmou que ela é excelente e desconhece uma pista com essa qualidade e extensão no Brasil e até no exterior. Quando encontra algo semelhante é a pista oficial de atletismo e com 400 metros. “Toledo possui uma pista maior e aberta. Uma pista de alto rendimento e profissional dedicada para a população. Toledo está de parabéns!”. Susso estava presente no momento por conta das 24h Torao Takada, iniciada no sábado (22) e encerrada no domingo (23).
A presidente da Associação Correr Toledo, Helena Mayer, lembrou que o investimento traz novas possibilidades e adeptos para o esporte. “Somos gratos porque ganhamos novos colegas nas provas. Este espaço é um convite para quem quer iniciar no esporte. Em nome da Correr Toledo, só tenho a agradecer à sensibilidade”, concluiu.
Autoridades destacam o momento – Um dos principais incentivadores das corridas de rua em Toledo, o médico Torao Takada, agradeceu ao poder público pela visão estratégica ao decidir pelo investimento. “A equipe do prefeito [Beto Lunitti] fez um excelente trabalho. Eu tenho 53 anos de medicina e sempre reforço que a alimentação e a atividade física te dão uma boa qualidade e longevidade de vida. Este é um grande momento para todos os toledanos e quem mais vai usufruir deste espaço”, comentou.
Diversos representantes do secretariado municipal participaram do ato. Uma delas, uma grande lutadora das causas do esporte e que iniciou as discussões sobre o emborrachamento da pista, foi a secretária municipal da Educação, Marli Gonçalves Costa. Dois pontos foram destacados por ela: o investimento na área esportiva e as 24h Torao Takada. “Em 2014 surgiu, dentro da Smel, a prova com o objetivo de celebrar o esporte e homenagear um grande incentivador das corridas de rua que é o médio Torao Takada. Mas tudo isso é fruto de uma gestão que se preocupa em fazer o melhor para o esporte, não somente o profissional, mas por todos que praticam alguma atividade física”.
Marli reforçou que é preciso ter entendimento e proximidade para atender as demandas da população em todas as áreas. “O Beto [Lunitti] a compreensão da necessidade deste investimento no esporte, continua tendo, mas também olha com carinho para as demais ações, sejam elas na educação, na saúde, assistência e demais áreas do setor público”, acrescentou. Quem também falou sobre a importância do investimento, foi o secretário de Esportes de Toledo, Eudes Luiz Dallanol. “Investir no esporte é investir em saúde também. Temos incentivado a prática, levando atividades para todas as idades com o intuito de fazer com que as pessoas tenham qualidade de vida”, comentou.
A Câmara Municipal também esteve presente, representada pelo seu presidente, Dudu Barbosa, e pelo vereador Roberto Souza. “Nós percebemos ações do poder público municipal em diversas situações. Aqui, investimentos para uma saúde preventiva a partir do estímulo à prática de atividades, mas vamos muito além. Temos avanços como a nova iluminação pública, um sistema inédito no Brasil, os investimentos em tecnologias educacionais que nos tornam referência neste setor, um agronegócio fortíssimo, mas que tem uma atenção especial da administração municipal, quando promove em parceria com a sociedade organizada um evento como o Inovameat. Tudo isso projeta Toledo em nível nacional e internacional”, concluiu Dudu.