Mais de 6.000 pessoas prestigiaram atrações do Festival de Teatro de Toledo

Encerrado no último sábado (29/4), evento foi sucesso de pública e crítica, oferecendo ao público local espetáculos de alto nível, inclusive de renome nacional

Foi concluída no último sábado (29/4), a edição 2023 do Festival de Teatro de Toledo atraiu mais de 6.000 pessoas para uma programação gratuita, intensa e de alto nível, inclusive com espetáculos de nível nacional, como o “Autobiografia autorizada”, monólogo protagonizado por Paulo Betti e que marcou o encerramento do evento. Antes, 13 espetáculos, que contemplaram espectadores de todas as faixas, foram oferecidos desde o dia 23 (domingo) para o público local; destes, dez para o público infanto-juvenil e três para adultos.

A maioria das peças foi encenada do Teatro Municipal de Toledo, exceto “Contos e desencantos” (Os Amadores Cia. de Teatro), “Reciclável público” (Palhaças Pidi Mandô [Tayssa Camila] e Nublada [Alice Carine]), “Sobre dragões e bolhas de sabão” (Virgínia de Araújo) e “Colcha de retalhos” (Nara Mattana), encenadas, respectivamente, nas escolas municipais São Luiz (São Luiz do Oeste), Osvaldo Cruz (Vila Nova), São Dimas (Bom Princípio) e Miguel Dewes (Dez de Maio). Recebendo alunos de vários estabelecimentos de ensino de Toledo e municípios vizinhos, o espaço recebeu os espetáculos “O carteiro” e “O melhor show do mundo: na minha opinião” (ambos com o palhaço Ritalino) “Pluft: o fantasminha” ( Associação Centro de Pesquisa Teatral [ACPT]), “Severino faz chover” (Cia. Trapos & Farrapos), “Construindo sonhos” (Mariane e Aurora Yukari) e “Conexão perdida” (Cia. Cênica).

Além do monólogo com o consagrado ator da TV Globo, o público adulto pôde conhecer o trabalho de grandes valores do teatro regional. Este contato se deu por meio das peças “O castigo da soberba”, do Grupo Cachorro Afinado (alunos da Cia. Trapos e Farrapos); “Transitório”, Lysiane Baldo e “Arteísmo”, do grupo Arteístas.

A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, considera que o Festival de Teatro de Toledo 2023 foi histórico para a classe artística do município e região. “Nós terminamos esta edição com muito alegria e emocionados por perceber o semblante de satisfação tanto dos 42 artistas e técnicos que estiveram envolvidos nestas produções quanto do público que acompanhou os espetáculos no Teatro Municipal e nas escolas do interior. A presença deles contribui para que o festival se consolide como referência, além de ser um meio fundamental para o fortalecimento de políticas públicas de formação de plateia e de valorização dos talentos locais inseridos no universo das artes cênicas”, avalia.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.