Desafio de Robótica: Toledo é primeiro lugar na modalidade Futebol Bluetooth e Robô mais criativo

O destaque na competição ficou por conta das equipes da Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker e da Escola Municipal Walmir Grande

Na última semana, a cidade de Cascavel foi palco do Campeonato de Robótica Edubot 2023. O desafio aconteceu dentro da feira Technovação nos dias 25 e 26 de maio e reuniu mais de 120 competidores de diversos municípios da Região Oeste. E foi em meio a esse cenário de competição acirrada que a cidade de Toledo se destacou, conquistando o primeiro lugar na modalidade Futebol Bluetooth.

A equipe vencedora foi inscrita pela Escola Municipal Walmir Grande e foi representada pelas professoras Luciele Rodrigues Alves Signor e Sthella Rayssa Biz dos Santos, responsáveis pela disciplina de Robótica Educacional nos turnos matutino e vespertino, respectivamente. Os grandes protagonistas dessa conquista memorável foram os alunos Gabriel Henrique Sgarbossa Oro (4° ano A – integral), Kelly da Silva Silvestre, Rian Eloí Duque de Oliveira e Rafael Arruda Borre (5° ano A – matutino).

Além do título na modalidade Futebol Bluetooth, Toledo também foi premiada na categoria de Robô mais criativo. Nessa categoria, a equipe que se destacou foi da Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker, representada pelos alunos Willian Rafael Citalla e Kauã Vitor da Roza Dias Teles, sob a orientação da professora Andréia Andrade da Silva. “O projeto inovador e criativo garantiu a premiação e valorizou a capacidade dos alunos em criar soluções originais e elaboradas”, comenta a secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa.

Ela disse que o Programa Aluno Conectado, que tem como proposta promover a inclusão digital e o protagonismo dos estudantes, foi fundamental para o sucesso de Toledo no Campeonato de Robótica Edubot. Com uma abordagem focada na inovação tecnológica, o programa oferece um ecossistema de oportunidades, estimulando o potencial dos alunos e preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo.

Todo o processo de preparação e participação no campeonato foi acompanhado de perto pelo coordenador de Robótica Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Professor Me. Julio Braun. Sua orientação e apoio foram fundamentais para que os alunos de Toledo alcançassem o êxito e a consagração no evento.

“O resultado alcançado pela equipe de Toledo evidencia o comprometimento e a dedicação dos professores do componente curricular de Robótica Educacional na rede municipal. O trabalho desenvolvido com os alunos vem colhendo frutos positivos e essa conquista reforça a importância da educação tecnológica e do estímulo ao pensamento criativo e inovador”, acrescenta a secretária.

Com a conquista no Campeonato de Robótica Edubot, o município de Toledo reafirma seu compromisso com a educação de excelência e a formação integral dos estudantes. Segundo o prefeito Beto Lunitti, essa vitória é um reflexo do investimento na área de Robótica Educacional e da dedicação de professores e alunos que se empenham em aprender e explorar todo o potencial da tecnologia em benefício do conhecimento e do desenvolvimento pessoal.

“Parabéns à equipe de Toledo pelo desempenho exemplar no Campeonato de Robótica Edubot! Que essa conquista inspire outras escolas e estudantes a explorarem o fascinante mundo da robótica e da tecnologia, impulsionando a inovação e o crescimento educacional em todo o país”, exalta Lunitti.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.