Dia da Imprensa é comemorado com Coletiva da Transparência

Na ocasião, o prefeito de Toledo respondeu a todas as perguntas e demandas trazidas pelos jornalistas de Toledo e Região

Em comemoração ao Dia da Imprensa, celebrado no dia 01 de junho, o prefeito Beto Lunitti recepcionou jornalistas e representantes dos veículos de comunicação de Toledo, Cascavel e Região na Câmara de Vereadores para uma entrevista intitulada Coletiva da Transparência. A metodologia inédita no serviço público foi inspirada no programa Roda Viva da TV Cultura, onde o entrevistado fica ao centro e os jornalistas nas bancadas ao redor. 

Cada veículo credenciado teve a oportunidade de realizar questionamentos ao Chefe do Executivo Municipal de forma independente e sem filtros prévios dos assuntos. Foram realizados questionamentos dos mais diversos, nas áreas de política, saúde, educação, economia, meio ambiente, trânsito, mobilidade urbana, pedágio, sobre investimentos e obras municipais e até de ordem pessoal, de organização no trato com os munícipes. 

Na avaliação do prefeito Beto Lunitti, desta forma foi possível valorizar o papel da imprensa. “Me coloquei à disposição para que os profissionais dos veículos de comunicação local e regional pudessem extrair aquilo que a gente sente, aquilo que a gente faz, aquilo que a gente pensa sobre muitos assuntos. Isso é importante, pois além de ser um processo de informação das pessoas, tem a perspectiva de dizer que a imprensa é fundamental no estado democrático. A democracia se fortalece a partir de veículos que têm as suas linhas editoriais com liberdade, de profissionais que querem buscar os fatos e noticiar, de opinar sobre os fatos. Eu sempre tenho muito respeito pelas posições que os profissionais de imprensa tem, mas especialmente por aquilo que noticiam”, afirmou. 

O prefeito também pontuou que a obrigação de produzir notícias boas é de quem está na gestão pública e isso é motivo de cobrança do seu secretariado. “Nós precisamos produzir notícias boas e quando elas não são, nós vamos ser a notícia. É preciso corrigir aquilo que pode não ser tão bom assim. Graças ao empenho que temos no governo, temos produzido muitas notícias boas. E pelo número de veículos e profissionais que aqui estão, naturalmente que a gente atingiu o objetivo de celebrar o dia da imprensa”, avaliou Lunitti. 

As poltronas, normalmente ocupadas pelos vereadores, foram preenchidas pelos jornalistas e integrantes da imprensa regional. Após sabatinarem o prefeito com demandas trazidas das ruas e das redações, os jornalistas agradeceram e parabenizaram a iniciativa do Município, por meio dos departamentos de Jornalismo e de Comunicação Social. 

O jornalista e apresentador da TV Tarobá, Nery de Mello, o Parangolé, elogiou a iniciativa. “Nós que estamos todos os dias militando na imprensa nos sentimos honrados por esse momento. Poder em um único lugar encontrar os colegas, debater assuntos diversos do cotidiano da Administração.  Estamos, sobretudo, prestigiando um homem público que sabe muito bem conduzir as ações para o município. Então parabéns pela ação extraordinária de tudo isso aqui, que tem evidentemente, a participação da Secom de Toledo. Parabéns! Olha, eu já tenho 38 anos de atividade no meio jornalístico e é a primeira vez que alguém se propõe a organizar algo assim. Então, até o ano que vem”, se despediu fazendo menção ao próximo Dia da Imprensa. 

“Esse é um evento inédito. Estou há 24 anos como profissional de imprensa e é a primeira vez que eu participo de um evento onde a imprensa é chamada pelo prefeito para ser sabatinado. Na prática foi isso. O prefeito se colocou à disposição para ser sabatinado pelos principais veículos de comunicação, super profissionais da microrregião aqui do Oeste. Estou muito contente de estar fazendo parte disso e de ter participado deste momento que acredito ser histórico. O prefeito Beto Lunitti e toda sua equipe estão de parabéns por este momento, por essa atividade que foi desenvolvida”, exaltou o jornalista da A Gazeta Web, Marcos Elieser. 

O Gerente de Jornalismo do Grupo Ric, Edivaldo Cândido, considerou a iniciativa interessante. “Parabéns para quem teve a ideia! Esse contato com a imprensa, a possibilidade da gente estar aqui e ter esse tempo todo disponível para tirar todas as dúvidas com o prefeito, perguntar sobre todo tipo de assunto que interessa não a nós, mas a população de Toledo, isso é muito importante. A gente vê em raros momentos, ou quase nunca, um prefeito disponibilizar tanto tempo para atender a imprensa e ser se sabatinado dessa forma. Então ficamos felizes de poder estar aqui nesse momento comemorando o Dia da Imprensa e cumprindo o nosso papel, que é informar a população. Tem que repetir ano que vem e até colocar no calendário oficial do município”, solicitou Edivaldo. 

A jornalista do Jornal do Oeste, Franciele Mota, destacou a oportunidade de demonstrar a importância e o poder de articulação da imprensa local e regional. “Ouvi de outros colegas com mais tempo de experiência que essa foi uma iniciativa inédita aqui na Região. Isso é bem bacana, principalmente por reunir os colegas, a gente vive na correria e se encontra em pautas e eventos, mas são algumas palavras trocadas de forma rápida. Foi interessante encontrar todos os colegas aqui, inclusive de outras cidades, o que demonstra a força que a imprensa tem. Esse momento, além de trazer as demandas da redação, da rua, dos telespectadores, dos leitores, dos ouvintes, o prefeito respondeu abertamente a todos, foi uma grande oportunidade para demonstrar a força da imprensa livre. É importante que esses momentos se repitam, que venham mais novidades, pois a proposta foi bem legal”

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.