Em reunião realizada nesta sexta-feira (16), na Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (HOESP), mantenedora do Hospital Bom Jesus, foi anunciado que a entidade filantrópica será referência para atendimento de pacientes com problemas cardiovasculares a partir de 1º de julho. A novidade foi possível por conta da articulação do prefeito Beto Lunitti junto ao governador Ratinho Junior em recente viagem à Curitiba. Estiveram presentes no ato representantes da HOESP, do Executivo e Legislativo Municipal e o do Governo do Estado.
Com o credenciamento, o Bom Jesus poderá atender pacientes com necessidade de angioplastias coronarianas, cateterismos cardíacos e exames. “Foi um trabalho conjunto para termos esses serviços de cardiologia e agora Toledo está credenciado pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA) para estes procedimentos. Era algo necessário para este hospital que atende mais de 400 mil pessoas de toda a nossa região”, disse o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, acrescentando que o boa relação entre os governos municipal e estadual.
A necessidade destes atendimentos foi evidenciada pelo diretor da 20ª Regional de Saúde, Fernando Pedrotti. Segundo ele, aproximadamente 30% dos óbitos acontecem em função de problemas cardiovasculares. “Por isso é tão relevante avançarmos nesta área. A ampliação da assistência, podendo ela ser realizada em Toledo, vai diminuir os riscos aos pacientes, até mesmo porque muitos precisavam se deslocar para outros municípios para receber a atenção necessária”, comentou.
Parceria da Prefeitura e Governo do Estado – O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt afirmou que a conquista só foi possível graças ao bom relacionamento entre a Prefeitura de Toledo e o Governo do Paraná. “Lutamos pelo credenciamento dos serviços da hemodinâmica porque temos em Toledo uma estrutura moderna e sabíamos da capacidade de atender bem a população de toda nossa região”.
Ademar lembrou que houve um entendimento do governador Ratinho Junior, a partir da reunião em que o prefeito Beto Lunitti apresentou a necessidade do credenciamento. “Tivemos uma hora na agenda do governador e seus assessores, o prefeito Beto Lunitti fez o pedido e fomos prontamente atendidos e hoje isso se tornou uma realidade. Tivemos também o apoio fundamental do deputado estadual Marcel Micheletto, e as lideranças, entre elas o também deputado estadual Anibelli Neto, e demais integrantes da equipe de gestão do estado, como o secretário de Saúde Beto Preto”, destacou.
Presenças – Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal Dudu Barbosa, integrantes da HOESP, entre elas o presidente da entidade Cláudio Hayashi e a superintendente Zulnei Bordin, e a secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski. “Estamos fazendo história e qualificando os serviços. Isso é um legado para nossos descendentes e que está sendo construído por pessoas empenhadas. Toledo tem tudo para se tornar uma referência em saúde com os investimentos que estão sendo realizados”, comentou Hayashi.