Em junho, o Centro de Referência em Assistência Social do Jardim Europa/América (CRAS-II) comemora seu 15º aniversário. Para celebrar a data, durante todo o mês, a unidade terá atividades alusivas à sua história, com exposição de fotos e de informações sobre os atendimentos, projetos e ações desenvolvidas ao longo destes 15 anos, assim como atividades promovidas pelo Projovem com a comunidade, além de reuniões temáticas.
Nesse período, por meio de atendimentos técnicos, orientações, atendimentos de Cadastro Único (CadÚnico), visitas domiciliares, atividades coletivas e encaminhamentos foram realizados mais de 132 mil atendimentos, 30 mil benefícios eventuais concedidos e aproximadamente 16.500 entrevistas de CadÚnico. Além disso, durante uma década e meia aconteceram diversas mudanças, como a mudança no território atendido, nos profissionais que compõem a equipe e na sua estrutura física. “O que não mudou é o compromisso com a população e a execução da Política de Assistência Social”, destacou a secretária de Assistência Social, Solange dos Santos Fidelis.
Passaram pelo CRAS II 84 profissionais e atualmente conta com 13 profissionais, sendo uma coordenadora, duas assistentes sociais, duas psicólogas, dois assistente em administração (recepção e CadÚnico), duas operadoras de CadÚnico, um auxiliar em desenvolvimento social, uma educadora social no Projovem, um auxiliar de serviços gerais e uma estagiária.
Esta equipe é responsável pelo da população que reside no Jardins Europa, América, Concórdia, Independência e Porto Alegre. “Eles realizam o atendimento da população em situação de vulnerabilidade social e econômica, com fragilidade de vínculos e visando o fortalecimento das relações familiares e comunitárias, através de atendimentos, orientações e da oferta de benefícios eventuais, além disso conta com o atendimento do CadÚnico e o Projovem Adolescente”, concluiu Solange.