O deputado federal Welter (PT/PR) participou, junto com o presidente Lula, da cerimônia de assinatura de cooperação para a retomada de obras da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu, nesta terça-feira (4).“Uma vitória da educação e da necessária integração Latino-Americana, são mais de R$ 600 milhões em investimentos para a retomada das obras da UNILA, isso representa ampliação de oportunidades, aprendizagem e desenvolvimento educacional para o nosso povo”, comemorou Welter.
Durante a cerimônia de assinatura do termo de cooperação entre o Ministério da Educação (MEC), Itaipu e UNILA, Lula relembrou que na história do Brasil, quem comandava sobre a educação era a elite econômica e que, essa elite, não gostava que o povo estudasse. “Só estudava quem tinha dinheiro para mandar pra Portugal, França, Inglaterra, EUA…”. Citou ainda exemplos de países como Cuba, Peru e Argentina como investidores na educação universitária, mas que “o Brasil só foi ter sua primeira universidade em 1920, 420 anos depois da descoberta”.
Lula salientou sobre a importância da educação, lamentou a quantidade de obras paralisadas no país como herança do governo anterior e disse, ainda, que é preciso mais amor e mais fraternidade na humanidade.
Visivelmente emocionado, Welter ressaltou sua alegria e honra em fazer parte dessa história: “Estar aqui nesse momento histórico, com o presidente Lula, com o ministro da educação Camilo Santana e tanta gente boa – que dedica sua vida a construir educação para emancipação e desenvolvimento social – é inspirador e maravilhoso! Educação é a base de uma sociedade que se pretende solidária, fraterna e prospera, parabéns presidente Lula! Pátria Grande!
Posse da nova reitora
O evento também foi marcado pela posse da nova reitora Diana Araújo Pereira, segunda reitora eleita e primeira mulher a comandar a UNILA, que falou sobre o que significa ser uma universidade sem fronteiras. “Somos capazes de pensar do chão que pisamos, da nossa terra vermelha, indígena, negra e migrante. Precisamos ser grandes, para conseguir mediar as diferenças, combater as profundas e históricas desigualdades econômicas, raciais e de gênero, e fomentar a união entre os povos latino-americanos e caribenhos”, salientou.
O termo de posse foi assinado pela reitora Diana e pelo ministro da Educação Camilo Santana. Santana também destacou o papel desempenhado pela UNILA na Região e disse que a Universidade “é de fato a integração dos países latino-americanos e a certeza da integração cultural e política dos países da América Latina de do Caribe”.
Símbolo da integração
A UNILA foi criada no segundo mandato do presidente Lula e é considerada um símbolo da integração da América Latina e da cooperação Sul-Sul. Em 16 de março, durante posse do atual diretor-geral brasileiro da Itaipu, o presidente Lula assumiu publicamente o compromisso de concluir as obras durante seu mandato.
Os investimentos de R$ 600 milhões são provenientes das caixas de Itaipu Binacional. O prazo para concluir os trabalhos é de três anos. O campus da universidade é o último projeto assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em dezembro de 2012. A etapa inclui o prédio principal com 18 andares, o bloco de salas de aula e o restaurante, estruturas que possibilitam toda a funcionalidade do campus e ampliam o número de vagas da universidade.
#PT #Aspar