Santa Helena recebe prefeitos da região para discutir soluções para os RSUs

Tendo a destinação de resíduos sólidos urbanos como tema central, reunião realizada nesta quarta-feira (5) foi prestigiada por Beto Lunitti

Municípios que integram o Consórcio Intermunicipal para o desenvolvimento Econômico, Social, Educacional e Cultural Sustentável da Região Oeste do Paraná (CIDERSOP) – Vera Cruz do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Céu Azul, Matelândia, Diamante do Oeste, São José das Palmeiras, Ramilândia, Ouro Verde do Oeste e Toledo – se reuniram na quarta-feira (05) com Santa Helena, anfitriã do encontro, para buscar alternativas tecnológicas para vários tipos de resíduos, com a gestão podendo ser realizada individualmente ou via consórcio intermunicipal, unindo esforços e diminuindo os custos dos municípios. 

Para o prefeito de Santa Helena, Evandro Miguel Grade, é importante que as soluções que venham a ser implantadas sejam eficientes e seguras, de forma efetiva na diminuição dos problemas na gestão do lixo e sem gerar problemas futuros. Segundo o prefeito de Vera Cruz do Oeste, Ahmad Issa, os municípios da região, já reunidos ou em vias de se consorciar ao CIDERSOP, estão unidos na busca das melhores práticas para a gestão de resíduos e na implantação de soluções sustentáveis tanto no âmbito ambiental quanto econômico.

Estes problemas, conforme o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, têm sido compartilhados, pois existe uma preocupação de todos com o tratamento do que é produzido em seus municípios. “Precisamos avançar com passos seguros e esse foi um momento importante que tivemos para debater, especialmente uma situação que aflige que é o RCC, mas também os volumosos [móveis, restos de madeira, entre outros] e a massa verde, que resulta de roçadas, corte de grama, varrição e poda de árvores”, disse. 

O gestor toledano ainda manifestou preocupação, pois a solução para estes gargalos precisam ser acelerados. “Temos pressa em resolver e ao que temos estudado, a integração pode reduzir custos. Trabalhamos na perspectiva de proteção ambiental e solução dos problemas de resíduos possam atender a legislação e também trazer resultados positivos no processo econômico. Toledo avança junto com os municípios para uma solução em nível regional”.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.