As reformas do Museu Histórico Willy Barth estão concluídas e, gradativamente, o acervo, que estava armazenado no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, retorna para a sede própria. O trabalho teve início nesta semana e deve ser concluído até o início de agosto, quando está prevista a reinauguração do espaço, que recebeu investimento de R$ 923.316,73.
A empresa responsável pela obra entregou as chaves do prédio à Secretaria da Cultura na última segunda-feira (17). Durante cerca de cinco meses foram realizados diversos serviços, como correções em revestimentos e infiltrações, além de outras intervenções estruturais necessárias à proteção do acervo.
Com a reforma realizada, o espaço ganhou mais uma sala (a terceira) de exposição. “A reabertura do Museu Histórico Willy Barth será com exposição e apresentações de artistas locais. Contamos com a participação de toda a comunidade nesta cerimônia festiva, que está sendo organizada para celebrarmos este momento tão importante para a nossa cultura”, convida a secretária da Cultura, Rosselane Giordani.
A secretária pontua que parte do acervo ainda não será disponibilizada ao público na reabertura do museu, pois, neste momento, fotos, mapas e documentos estão sendo digitalizados pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação Sobre o Oeste do Paraná (Cepedal), localizado no câmpus Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com quem a administração municipal firmou convênio em abril deste ano. “É uma parceria que faz parte de um projeto maior de reformulação e modernização deste espaço por meio da ampliação de espaços para visitação e de serviços para aqueles que têm interesse em conhecer em detalhes a história do nosso município”, salienta Rosselane.