A Prefeitura de Toledo e o Conselho Regional de Educação Física da 9º Região do Paraná (CREF9/PR) vão firmar um termo de cooperação técnica. O anúncio foi feito na quarta-feira (26) em encontro realizado na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito e o acordo servirá para fomentar atividades em prol dos professores de educação física, promovendo cursos, capacitações e oferecendo serviços promovidos pelo Conselho para os profissionais do município e da região.
De acordo com o presidente da entidade, Gustavo Chaves Brandão, Toledo é uma referência em relação à utilização da Educação Física em diversos setores. “Aqui em Toledo já existem profissionais da nossa área atuando junto à Secretaria de Saúde, algo bem raro no Brasil, além de ter também os professores de Educação Física trabalhando nas escolas municipais, prática pouco adotada nos municípios”, disse.
Brandão acrescentou ainda que o CREF atua para a qualificação dos recursos humanos, por meio da implantação e atualização de conhecimentos em formato de cursos, seminários, congressos e outros potencializadores de informações pedagógicas e científicas. “A contrapartida que precisamos é que o município nos auxilie com espaços para realizarmos estes eventos, bem como ajude na divulgação e outras situações que sejam pertinentes para sua execução”, explicou.
O prefeito Beto Lunitti lembrou o cuidado do município ao oferecer serviços qualificados para sua população, o que vem ao encontro da proposta. “Queremos que nossa comunidade seja atendida com eficiência, por profissionais qualificados tecnicamente. Entendo que esta proposta atende nossos anseios, bem como da categoria. Fico feliz por termos o respaldo do Conselho”. Lunitti ainda destacou que atualmente a Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) tem sua equipe formada por profissionais da área, o que dá um caráter totalmente técnico à gestão da pasta.
Outra novidade será a autorização para que o técnico desportivo da Smel e delegado do CREF, José Caracuel Gimenez Junior, possa atender as demandas dos profissionais de educação física junto ao CREF na sede da Smel. “Hoje nossa tramitação é on-line, com pouca coisa acontecendo de forma física. Apenas teremos a sede da Secretaria como um ponto de referência para quando os professores necessitarem possam recorrer para esclarecimentos, buscar ou encaminhar algum documento pertinente ao CREF, entre outras coisas”, detalhou Gimenez.
O encontro contou também com a presença do secretário da Smel, Eudes Luiz Dallanol. O termo de cooperação será encaminhado nos próximos dias ao Gabinete do Prefeito para a tramitação.