De acordo com um relatório publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), um bilhão de pessoas em todo o mundo já vivia com transtorno mental no ano de 2019, ou seja, antes do período de isolamento em função da Covid-19. Diante dos desafios impostos pela pandemia, como o distanciamento social, mortes de amigos e familiares e o medo de contrair a doença, o cenário se tornou ainda mais preocupante. O Brasil, segundo o relatório Estado Mental do Mundo, de 2022, tem o terceiro pior índice de saúde mental, comparado a outros 64 países.
Nesse contexto, o tratamento psicológico se torna uma ferramenta fundamental para promover a qualidade de vida. Por isso, o Núcleo de Prática em Psicologia (NPP) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Câmpus Toledo, abriu novas vagas para atendimento da população; elas são destinadas a todas as faixas etárias e têm como prioridade a população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.
No NPP, criado em 2011 e que atualmente realiza uma média de 240 atendimentos por mês, estudantes do último ano (9º e 10º períodos) do curso de Psicologia da Universidade, orientados pelos professores, realizam atendimentos psicoterápicos à população do município e região. “Possibilitamos aos estudantes integrarem a teoria adquirida em sala à vivência prática, específica da profissão. Durante os atendimentos, eles vivenciam o exercício profissional, com o respaldo teórico e técnico dos professores, prestando assim um atendimento de forma ética, responsável e eficiente”, explica Michaella Carla Laurindo, professora do curso de Psicologia da PUCPR Toledo e responsável técnica pelo NPP.
O atendimento do NPP é feito com agendamento prévio e possui uma taxa social. Os interessados podem entrar em contato pelos números (45) 99121-5766 ou (45) 3277-8690.
Núcleo de Prática em Psicologia (NPP) da PUCPR Toledo
Local: Av. da União, 500 – Vila Becker- Toledo – PR
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 13h às 21h