Encontro discute esgotamento sanitário em novos loteamentos

Encontro discute esgotamento sanitário em novos loteamentos

Representantes da Associação dos Loteadores de Toledo (ALOT), da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e da administração municipal participaram de uma reunião nesta terça-feira (08). Na pauta, tratativas referentes às demandas dos empreendedores imobiliários em relação ao serviço de esgotamento sanitário, entre outros assuntos. Além de servidores municipais das Secretarias de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Fazenda e Meio Ambiente, o prefeito Beto Lunitti e o vice Ademar Dorfschmidt estavam presentes no encontro.

A ALOT trouxe ao conhecimento do Executivo Municipal algumas situações que têm gerado dúvidas para os loteadores, entre elas a questão da instalação de redes coletoras secas, estações elevatórias de esgoto e emissários que precisam passar por áreas particulares. “São nuances que nem sempre estão em nossas planilhas de investimentos e inviabilizam alguns empreendimentos”, disse o presidente da entidade, Adilson Verri.

O gerente regional da Sanepar, Eduardo Arrosi, explicou alguns detalhes e apontou as possibilidades. Arrosi ainda agradeceu ao Executivo Municipal por intermediar o diálogo. “Estamos trabalhando para oferecer bons serviços e entendemos as demandas e situações apresentadas. Vamos analisar todas as questões e buscar soluções que atendam a todos a contento”, explicou. 

Lunitti comentou, durante reunião, que o município tem avançado no processo de renovação do contrato com a Sanepar. “Já temos uma minuta do contrato sendo analisada pela nossa assessoria jurídica”. O gestor toledano acrescentou que, além disso, abriu diálogo com outros municípios para subsidiar os termos do contrato. “Estamos conversando com prefeitos do Paraná, entre eles o Leonaldo Paranhos (Cascavel) e o Ulisses Maia (Maringá), para termos mais informações e sermos assertivos nesta renovação”. 

O prefeito aproveitou para reforçar o investimento na instalação da rede coletora de esgoto nos bairros Panorama e São Francisco. A obra receberá investimentos superiores a R$ 40 milhões, sendo aproximadamente R$ 33 milhões para a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio Toledo e o restante na construção da rede coletora, beneficiando cerca de 6.000 imóveis localizados no perímetro formado pela Avenida Egydio Munaretto, PR 585, Rio São Francisco, Vila Rural Félix Lerner, Rua Antônio Bressan, Avenida Attílio Fontana, José Langer, Augustinho Donin, Willy Tesch e Mário Fontana.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.