A implementação do Referencial Curricular Próprio ocupará o centro do debate Conferência Municipal da Educação que será realizada nos dias 25 e 26 de agosto (sexta-feira e sábado) no câmpus 1 da Universidade Paranaense (Unipar) em Toledo. As bases para este passo que Toledo está dando estão contidas em dois documentos (um para a Educação Infantil e outro para o Ensino Fundamental/Séries Iniciais), que já se encontram em consulta pública – por meio da conferência, será possível, com o máximo de profissionais do setor reunidos, promover melhorias neste texto.
O primeiro passo para isso ocorrerá no dia 25, às 19h, no auditório da universidade, com a solenidade oficial de abertura e explanações dos coordenadores sobre fundamentos teóricos, aspectos e componentes curriculares de suas respectivas áreas. A coordenação dos trabalhos ficará a cargo do professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Renato Lada Guerreiro.
No dia seguinte, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, o debate será aprofundado com a formação de 12 grupos de trabalho para os quais os participantes serão direcionados conforme sua área de atuação. Por estarem em maior número, os profissionais da Educação Infantil, ficarão no auditório e os dos demais segmentos (Arte, Ciências, Computação, Educação Física, Ensino Religioso, Educação Especial, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática e Robótica Educacional) vão para ambientes menores.
As inscrições para a Conferência Municipal da Educação já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.smed.toledo.pr.gov.br/conferenciamunicipaldaeducacao. A participação do maior número de educadores no evento é fundamental, pois o Referencial Curricular Próprio é um instrumento crucial para fundamentar as práticas pedagógicas, orientar os professores e gestores e favorecer a construção de um ambiente de aprendizado enriquecedor para os alunos, o que representa um marco significativo, alinhando a educação local às necessidades específicas da comunidade, tornando a prática ensino-aprendizagem mais relevante e contextualizada.
Como o Referencial Curricular Próprio foi elaborado?
O processo teve início em junho de 2022, durante a formação continuada a professores de escolas e Cmeis, quando se percebeu a necessidade de se elaborar um currículo próprio, em atendimento à Deliberação n.º 01/2019, do Conselho Municipal da Educação (CME). A partir desse debate, observou-se que as propostas pedagógicas – geral e específica de cada disciplina – também precisariam ser reformuladas, levando em conta as demandas relacionadas às tecnologias, como o letramento digital e o uso mais eficaz dos dispositivos tecnológicos viabilizados e disponibilizados pelo programa Aluno Conectado.
No decorrer deste ano, a sistematização deste currículo próprio começou a ser elaborada por uma equipe especializada da Secretaria da Educação, composta por coordenadores de área, abrangendo diversos componentes curriculares como língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, educação infantil, educação especial, artes, educação física e ensino religioso. Durante os meses de abril, junho e julho, ocorreu um processo de formação e colaboração, envolvendo professores, coordenadores e diretores das unidades da da rede municipal de ensino.
Esse trabalho coletivo culminará em uma conferência, onde o resultado desse processo será apresentado. “A conferência representa um marco importante, pois reflete a visão compartilhada de uma educação que visa à melhoria da qualidade educacional em Toledo. O currículo foi idealizado em parceria com os professores, com o objetivo de proporcionar uma experiência pedagógica envolvente para os alunos, promovendo a reflexão crítica e, sobretudo, preparando-os para uma educação integral na perspectiva do século 21”, destaca a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa.