Toledo recebe segunda etapa da 3ª Conferência Intermunicipal de Cultura

Marcado para a próxima quarta (23), a partir das 8h, evento no Teatro Municipal de Toledo busca alinhar propostas e diretrizes para 4ª Conferência Nacional da Cultura

Na próxima quarta-feira (23), a partir das 8h, o Teatro Municipal de Toledo será palco de um importante encontro que reúne representantes dos municípios integrantes da Rede Regional de Cultura e Patrimônio da Região Oeste do Paraná. O evento, que promete uma agenda intensa, visa discutir temas cruciais para a cultura local e regional, além de preparar as diretrizes a serem apresentadas na 4ª Conferência Nacional da Cultura, marcada para dezembro deste ano.

O encontro se desdobrará em duas partes distintas, cada uma dedicada a abordar questões específicas. A primeira sessão, que se estenderá até às 10h30, focará na prestação de contas da edição 2020/2023 do Convênio Linha Ecológica. Neste período, serão travados diálogos que visam apresentar os resultados e desafios enfrentados durante esse período, promovendo uma análise criteriosa do que foi realizado.

Posteriormente, das 10h40 às 12h, acontecerá a 2ª etapa da 3ª Conferência Intermunicipal da Cultura de Toledo. Este momento – que será presidido pela secretária da Cultura de Toledo, Rosselane Giordani – reserva-se à participação de gestores e agentes culturais vindos de 17 municípios (Braganey, Brasilândia do Sul, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Corbélia, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Matelândia , Mercedes, Missal, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Serranópolis do Iguaçu, Toledo e Vera Cruz do Oeste) que contribuíram para o êxito da 1ª etapa, realizada em maio deste ano

O evento conta com o apoio da Rede Regional de Cultura e Patrimônio da Região Oeste do Paraná, do Conselho dos Municípios Lindeiros e da Itaipu Binacional. O objetivo central do encontro é alinhar os debates já realizados às novas diretrizes estabelecidas pela Portaria nº 045/2023, emitida pelo Ministério da Cultura (MinC) em 14 de julho. 

Essa nova portaria traz modificações nos eixos temáticos de discussão, introduzindo o eixo VI – “Direito às artes e às linguagens digitais”, demandando uma discussão aprofundada e propositiva sobre o tema. Para alcançar esse propósito, serão elencadas propostas concretas que possam moldar as discussões da Conferência Nacional. Além disso, haverá uma adaptação na quantidade de delegados e delegadas eleitos durante a 1ª etapa da 3ª Conferência Intermunicipal da Cultura de Toledo, garantindo, assim, a representatividade e legitimidade destes nas etapas estaduais do evento.

Os interessados em participar da 2ª etapa da 3ª Conferência Intermunicipal da Cultura de Toledo podem se inscrever pela página https://forms.gle/mtWj88spf1HMXWVEA. Nesta página é possível acessar o decreto de convocação (nº 886/2023) e o regimento interno do evento.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.