Moradores do César Park e região participaram, na quarta-feira (17), de uma audiência pública para tratar sobre melhorias para o trânsito de vias no bairro e aprovaram a instalação de um radar fixo de velocidade na Avenida Egydio Geronimo Munaretto (PR-182). O evento contou com a presença da comunidade e de lideranças, entre elas o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e os vereadores Valdomiro Bozó e Genivaldo Paes, além de servidores municipais da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) e demais setores. Mais de 80 pessoas participaram da ação.
Uma das principais queixas da população é o acesso à comunidade. Segundo o presidente da Associação de Moradores, Valdir da Silva Gomes, a Egydio Munaretto tem um fluxo intenso de veículos, inclusive de cargas, e o excesso de velocidade acaba causando diversos acidentes graves no cruzamento com a Rua Eugênio Comin, principal ponto de acesso ao bairro. “Já presenciamos diversos acidentes, inclusive com muitas mortes. É triste para nós vermos famílias perderem seus entes”, disse.
Diante do exposto, o vice-prefeito Ademar explicou que já existe uma autorização legislativa aprovada pela Câmara Municipal para implantação de um redutor eletrônico de velocidade no local. “Sabemos que este tipo de equipamento salva vidas e pune somente o infrator, portanto acredito que será uma solução para reduzir os acidentes e principalmente diminuir a gravidade deles se por ventura acontecerem”. Diante das falas, a instalação do radar foi aprovada pela totalidade das pessoas que assinaram a lista de presença.
As demais propostas também foram aprovadas pelos moradores. Uma delas, a proibição de estacionamento em um dos lados da Rua Eugênio Comin, principal via do bairro, entre a Avenida Egydio Geronimo Munaretto e a Rua Teotônio Vilela. Outra medida será a adoção de sentido único de direção em frente à Escola Municipal Olivo Beal. A Rua César Pedrini, que passa em frente à unidade escolar, vai ganhar sentido único de direção até a esquina da Rua Gertrudes Pedrini. Para tanto, a Rua Teotônio Vilela, a partir da Rua Eugênio Comin, também ganhará mão única.
Ao final os vereadores Valdomiro Bozó e Genivaldo Paes, representantes do bairro e proponentes da audiência, agradeceram ao poder público municipal pela sensibilidade. “Sabemos que algumas soluções são momentâneas, mas atendem o César Park e demais loteamentos. É preciso intervir pois tivemos um crescimento grande nos últimos anos”, disse Paes. Bozó completou afirmando que a Prefeitura tem atendido diversas demandas das comunidades e anunciou também a instalação de um parque infantil, fruto de uma emenda parlamentar alcançada por sua articulação. “Precisamos trabalhar unidos para que nossa população seja beneficiada”, concluiu.