Toledo se prepara para comemorar a Semana da Pátria

Toledo se prepara para comemorar a Semana da Pátria

O 7 de Setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do calendário nacional. Tradicionalmente os cidadãos se reúnem para celebrar a Independência do Brasil. Em Toledo não será diferente. Na próxima sexta-feira (01), às 8h, em frente ao Paço Municipal Alcides Donin, acontecerá a abertura da Semana da Pátria, com a execução do Hino Nacional e hasteamento das bandeiras municipal, estadual e nacional. Já o encerramento será na quinta-feira (07), a partir das 8h, com o Desfile Cívico no Parque Ecológico Diva Paim Barth. 

Neste ano, 153 entidades estão inscritas para desfilar no evento que deve reunir aproximadamente 15 mil pessoas. O número surpreendeu a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Smed), organizadora do evento. Para orientar os grupos que irão participar, foi realizado no Auditório Acary de Oliveira, na segunda-feira (28), um encontro com representantes de escolas e centros municipais de educação infantil e entidades que estarão presentes. “Será um dos maiores desfiles da nossa história em termos de quantidade de entidades presentes”, disse a secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa. 

Uma novidade neste ano será a homenagem às forças de segurança – Guarda Municipal, Polícias Civil, Militar e Científica e Corpo de Bombeiros – e também aos professores. Conforme Marli, a intenção é reconhecer essas categorias pelos esforços em manter seguros os estudantes frente aos atos de violência no ambiente escolar ocorridos recentemente. “Nós tivemos nos últimos meses bastante cobrança em relação a esses setores. Os profissionais da educação passaram por um período de pandemia, depois os casos envolvendo atendados em escolas e centros de educação infantil e tudo foi enfrentado com muito esforço pelos professores e professoras”. 

Em relação aos agentes de segurança, a secretária destaca que eles foram acionados e rapidamente se planejaram para auxiliar no momento difícil. “Muita gente fez apontamentos, porém a questão da segurança não passa somente pelas forças policiais, mas por uma sociedade que é corresponsável em promover a cultura da paz”, disse. A homenagem foi proposta pela comissão da Smed e apresentada ao prefeito Beto Lunitti que entendeu o momento de agradecer e reconhecer os profissionais de educação e segurança. 

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.