Durante a tarde desta segunda-feira (04), várias regiões do município foram atingidas por fortes ventos e chuvas torrenciais. Os canais oficiais do município receberam mais de 30 chamados de árvores sobre a pista de rolamento, interrompendo o fluxo de automóveis e nos passeios pessoas. De imediato, a Secretaria de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) entraram em ação.
As equipes iniciaram os trabalhos, em especial de desobstrução de ruas e avenidas, por volta das 15h30 e os trabalhos se estenderam até às 22h aproximadamente. Neste período, todas as vias com aviso de sinistro foram desobstruídas mantendo a segurança dos motoristas e população, bem como o fluxo de veículos. Os chamados em aberto, não emergenciais, onde restam árvores sobre as calçadas e canteiros, serão atendidos nesta terça-feira (05), a partir das 7h30.
“Alertamos e pedimos cuidados pois ainda podem existir galhos de pequeno porte espalhados pelas vias, máquinas e caminhões estarão nas vias, com reforço de equipes, para atuarem por todo o perímetro urbano, restabelecendo a limpeza da cidade”, disse o prefeito Beto Lunitti, reforçando que caso a população ainda tenha chamados eles devem ser canalizados na Ouvidoria Geral do município, pelo telefone 156, Guarda Municipal no telefone 153 e no WhatsApp (45) 99973-4022 (telefone do Gabinete do Prefeito).
Energia elétrica – A Copel, com suas equipes, continua trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia aos consumidores. Casos mais críticos estão localizados em Xaxim, Vila Ipiranga e Concórdia do Oeste. Na área urbana, parte Jardim Europa, trecho da Rua dos Pioneiros, Vila Paulista e Jardim Rossoni continuavam sem energia. Dos 22 mil pontos sem energia após o temporal, até às 22h30, quase 20 mil já tinham novamente a energia elétrica funcional. Na Unidade de Pronto Atendimento Doutor José Ivo Alves da Rocha (UPA da Vila Becker) utilizou-se de gerador desde o início do evento climático até às 21h por motivo de rompimento de cabos de energia.
Incidente na Haroldo Hamilton – O caso mais grave aconteceu na Rua Haroldo Hamilton. A estrutura de um prédio em construção foi atingida pelo vendaval e levou ao chão, numa altura de 5 andares, barras de ferro, folhas de andaimes e outros elementos construtivos, atingindo telhados da vizinhança, destruindo parcialmente garagem de revenda de veículos. Não houveram vítimas pelo incidente.
Demais atendimentos – Em relação a propriedades rurais, a Secretaria de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos está atendendo com água, quando demandada, evitando mortandade de animais. A Avenida Maripá continua interditada no sentido bairro-centro, entre as Ruas Pedro Álvares Cabral e Capitão Leônidas Marques, por conta do desabamento ainda no sábado (02). Já o fornecimento de água foi totalmente restabelecido em todos os bairros.