O mundo das lutas e artes marciais do Paraná se concentra em Cascavel esta semana. De quinta (12) a domingo(15), acontece em Cascavel a 3ª Edição do Paraná Combate. Neste ano, a competição conta com a participação de 2268 atletas, de 87 municípios paranaenses.
Nos quatro dias deste que é o maior programa de lutas e artes marciais de nosso estado, serão disputadas 10 modalidades: boxe, capoeira, jiu jitsu, judô, karatê, kickboxing, kung fu, muay thai, taekwondo e wrestling, nas categorias juvenil (atletas entre 15 anos e 17 anos) e adulto (acima de 18 anos).
De todas essas modalidades, apenas o boxe, por força de regra, não pode ser disputado por menores de 18 anos.
Programação e locais das competições:
Kickboxing – 12 e 13/10 – Ginásio de Esporte Ciro Nardi
Kung Fu – 12 e 13/10 – Ginásio de Esporte Francisco
Pian Wrestling – 12 e 13/10 – Tuiuti Esporte Clube
Judô – 12 a 14/10 – Colégio Marista de Cascavel
Karatê – 12 a 15/10 – Centro de Iniciação Alice Martelli
Muay Thai – 13 e 14/10 – Ginásio de Esporte Ciro Nardi
Boxe – 13 a 15/10 – Ginásio de Esportes Eduardo Luvison
Capoeira – 13 a 15/10 – CE Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco
Taekwondo – 13 a 15/10 – Tuiuti Esporte Clube
Jiu-Jitsu – 14 e 15/10 – ESI Colégio Auxiliadora
O Paraná Combate é uma realização do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, com apoio das federações de lutas do estado e da prefeitura de Cascavel.
Mestre Rudimar Fedrigo
Convidado especial da Secretaria de Estado do Esporte, o mestre Rudimar Fedrigo chega hoje ao final do dia em Cascavel. Verdadeira referência de nosso estado quando se fala em artes marciais, o criador da academia Chute Box de Curitiba, ele estará presente nos eventos de Muay Thai, Box e Pian Wresting.
A equipe da Chute Boxe criada pelo Rudimar, fez seu nome no mundo do MMA no final dos anos 1990 na promoção brasileira de vale-tudo conhecida como International Vale Tudo Championship (IVC). Com um estilo agressivo e físico focado no muay thai, os lutadores da Chute Boxe conquistaram três dos quatro cinturões da promoção (Wanderlei Silva no cinturão meio-pesado, José Landi-Jons do, no cinturão dos médios e Rafael Cordeiro no cinturão dos leves). A promoção acabou servindo de trampolim para a equipe Chute Boxe (assim como muitas outras estrelas do MMA brasileiro) no lucrativo mercado japonês de MMA.