O Auditório Acary Oliveira, foi palco, na noite da última quarta-feira (11), de um evento de grande importância para 84 famílias de Toledo. Na ocasião, o governo municipal realizou o sorteio no qual elas puderam escolher, entre vários envelopes lacrados dispostos sobre uma grande mesa colocada sobre o palco, o endereço onde vão residir no Loteamento Egon Pudell. Dentro do invólucro, havia a matrícula com os números de lote e quadra. O processo, transmitido ao vivo pelo canal da Prefeitura de Toledo no YouTube, foi iniciado por aqueles que detinham a maior pontuação dentro dos critérios estabelecidos pelo Decreto nº 305/2021.
Antes disso, o prefeito Beto Lunitti e o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt deram explicações de como o certame seria realizado e permaneceram no evento até o fim. “É importante este sorteio para que a Caixa possa fazer esses contratos. Ninguém aqui está ganhando uma casa, mas todos vão conquistá-la com o próprio esforço. Esse ato apenas dá um ordenamento à política pública municipal de habitação popular. Não é uma ‘casinha’, mas, sim, uma residência onde vocês viverão com seus familiares e espero que seja uma vida repleta de felicidade”, salienta Beto.
“A felicidade de vocês também é a nossa. O evento de hoje representa mais uma etapa vencida, mais um compromisso do plano de governo sendo cumprido. Cada vez que efetivamos uma política pública que cuida do bem-estar das pessoas, ficamos muito satisfeitos. Novamente, Toledo está em um cenário que cria oportunidades para famílias terem sua casa própria após passarem a vida inteira pagando aluguel”, comenta Ademar.
Representantes da Câmara Municipal, do Observatório Social, da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Caixa Econômica Federal (instituição responsável pelo financiamento das unidades habitacionais) acompanharam o sorteio.
Alguns números – Até o dia em que o sorteio foi realizado, 4.259 pessoas interessadas em moradias populares estavam cadastradas pela Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo. Contudo, foram enviados 1.200 cadastros habitacionais para a Caixa, até que se obtivesse o credenciamento necessário de 96 cadastros.
Com 84 imóveis disponíveis nessa primeira fase, as demais dez pessoas foram mantidas em cadastro reserva (uma foi desclassificada, outra desistiu), já garantindo a aprovação para a segunda fase, quando mais 94 unidades habitacionais serão entregues pela F Klas Obras e Saneamento Ltda., vencedora do processo licitatório promovido pela Prefeitura de Toledo. O sócio-administrador da empresa, Fernando Klas, conversou com os gestores municipais por meio de videoconferência e assegurou que as 84 famílias selecionadas terão a oportunidade de passar o Natal de 2024 em suas novas residências. “O Egon Pudell fica numa região muito bonita de Toledo, num terreno com boa topografia, ao contrário de muitas prefeituras que fazem empreendimentos desta natureza em fundos de vale. A infraestrutura de asfalto, água e luz do entorno está pronta e nós faremos o possível para que as casas sejam construídas com o máximo de qualidade, construídas de forma industrial e com bastante agilidade”, destaca.