Segunda edição do “Mulher Empreendedora” realiza entrega de certificados

Iniciativa de SMDH, AgroDesenvolvimento e Sebrae/PR teve, em 2023, a adesão de 43 pessoas; encerramento ocorreu na noite desta terça (17), na Escola de Governo

O auditório da Escola Municipal de Administração Pública, a Escola de Governo, recebeu, na noite da última terça-feira (17), o encerramento da segunda edição do programa “Mulher Empreendedora: Inspirar, Empreender e Empoderar”. Na ocasião, 43 alunas receberam o certificado de conclusão da formação iniciada no fim de agosto.

Neste período, em 24 horas-aula, elas aprenderam, por meio de atividades práticas e teóricas divididas em seis workshops ministrados por profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), noções básicas de abertura e manutenção dos negócios. Comunicação Assertiva e Imagem Pessoal para uma Empreendedora de Sucesso;  Marketing Digital (Desenvolvimento da imagem profissional, Estilo pessoal, Corpo e rosto, Como usar cores e Níveis de formalidade no ambiente profissional; Finanças; Workshop de Inovação (Criatividade); e Experiência e Encantamento do Cliente foram alguns dos assuntos abordados.

No último encontro, as alunas apresentaram produtos e serviços que foram concebidos por elas durante a formação. Para desenvolverem a ideia na prática, as formandas terão direito a um atendimento gratuito com consultores do Sebrae.

A entidade, aliás, é parceira das secretarias de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) e do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento) na iniciativa. Os titulares das duas pastas – Rosiany Favareto e Diego Bonaldo, respectivamente – e o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt marcaram presença na formatura da segunda turma do programa “Mulher Empreendedora: Inspirar, Empreender e Empoderar”.

Ademar destacou que a atual gestão trabalha com amor e carinho para cuidar de todas as pessoas. “O Beto [Lunitti, prefeito] e eu temos orgulho de estar à frente do Executivo de um município com um grau tão alto de desenvolvimento, mas entendemos que todos devem se beneficiar dele. Por isso, temos um olhar especial para grupos que historicamente eram relegados ao segundo plano. No caso das mulheres, este programa é uma entre tantas ações de valorização do público feminino, tanto que temos a pretensão de realizar mais uma edição deste programa no ano que vem. Tivemos, até aqui, duas edições que apresentaram ótimos resultados, conduzidas pelas equipes muito qualificadas das secretarias envolvidas”, anuncia o vice-prefeito.

Ao falar do “Mulher Empreendedora: Inspirar, Empreender e Empoderar”, Rosiany destacou a dimensão social e econômica do programa. “Quero deixar meu agradecimento e reconhecimento às mulheres empreendedoras que participaram das atividades, pois, no fim de um dia de afazeres, ao longo das semanas, tiveram forças de vir se capacitar. Neste processo, elas se inspiraram, e agora estão empreendendo e se empoderando. O empreendedorismo feminino é uma força impulsionadora que tem o potencial de gerar mudanças significativas em nossa sociedade. Mulheres como vocês estão quebrando barreiras, desafiando estereótipos e construindo negócios que não apenas geram renda, mas também promovem o empoderamento e a igualdade na nossa sociedade. Lembrem-se: o empoderamento feminino não é apenas uma questão de responsabilidade individual, mas também um dever coletivo. Afinal, cada uma de vocês tem o poder de criar um ambiente onde mais mulheres possam prosperar, superar desafios e alcançar seus objetivos”, conclama a secretária.

Diego salienta o caráter libertador que o empreendedorismo tem na vida das pessoas. “É uma forma de se dar liberdade para as pessoas, a fim de que elas, por si mesmas, conquistem os seus anseios. Sabemos das dificuldades que muitas pessoas têm para abrirem seu próprio negócio e, por isso, este programa foi criado. É a oportunidade para as mulheres conhecerem e tirarem dúvidas sobre assuntos como crédito, inteligência emocional, desenvolvimento humano e aproveitamento de oportunidades. É um movimento muito importante que o poder público faz e isso demonstra como podemos trabalhar com transversalidade das políticas públicas, característica marcante desta gestão. Assim sendo, estamos permitindo que dezenas de mulheres consigam ser inseridas num universo onde seria muito complicado adentrar sem este apoio. Ao virarem empresárias, ainda que seja por meio do MEI [microempreendedora individual], elas ampliam o leque de possibilidades, o que faz melhorar a sua renda e, consequentemente, a qualidade de vida de todos em sua volta”, analisa.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.