O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), engenheiro civil Ricardo Rocha de Oliveira, reinaugurou a Inspetoria de Toledo na última segunda-feira (30). A reforma faz parte do projeto de modernização das unidades da entidade no estado. Ao todo, 36 espaços devem ser entregues com melhorias na acessibilidade e estrutura.
Com área de cerca de 50 metros quadrados, o imóvel que sedia a Inspetoria de Toledo recebeu diversas mudanças que incluem o tratamento de trincas e fissuras; pintura em paredes e teto; piso podotátil; adequações na rede elétrica; sinalização; revisão de rodapés e esquadrias; instalação de luminárias; mobiliário novo e adequação ao padrão de identidade visual adotado pelo Crea-PR. O investimento total foi de R$ 67.741,64 para a elaboração e execução do projeto.
A transparência é um compromisso do Crea-PR e todas as placas instaladas nas Inspetorias contam com um QR Code que direciona para um endereço na internet onde o visitante pode acompanhar o resultado das melhorias, investimentos realizados e o comparativo entre o antes e depois.
Parceria – Segundo o prefeito Beto Lunitti, que prestigiou o evento, a parceria entre o Conselho e o poder público deve ser celebrada. “Nós estamos à disposição para acolher as demandas que partem do Crea-PR e também para sugerir melhorias em assuntos como mobilidade ou alterações no Plano Diretor. Contem conosco e espero uma aproximação cada vez maior entre o Crea-PR e o Município”, comenta Lunitti.
O vereador Leoclides Luiz Roso Bisognin falou sobre a importância das entidades de classe e a atuação dos engenheiros na região de Toledo. De acordo com ele, a fiscalização é fundamental para a valorização dos profissionais. “Com as associações nos tornamos mais fortes. Observamos uma presença muito forte dos engenheiros em Toledo, como nos projetos habitacionais, por exemplo. A engenharia é muito importante e ter um órgão fiscalizador que valorize a categoria faz com que a própria sociedade valorize ainda mais a profissão”, destaca.
Melhorias – Para o presidente do Crea-PR, a reinauguração é especial, já que ele é da região e tem uma relação muito próxima com a Inspetoria de Toledo. “Sou de Cascavel e costumava visitar a Inspetoria de Toledo com frequência quando atuava na minha entidade. É um prazer estar de volta ao município e ver esse espaço renovado. Eu sempre acompanhei a luta dos profissionais que atuam aqui na busca por um espaço e ver isso se tornar realidade é muito satisfatório. Ainda que todos os processos sejam digitais no Crea-PR atualmente, o contato humano continua sendo muito importante”, celebra Ricardo Rocha de Oliveira.
A modernização dos espaços, traz melhorias para os profissionais e para toda a sociedade. “Estamos atentos aos nossos espaços para que eles sejam receptivos e adequados ao atendimento à população e também para o trabalho dos nossos colaboradores, que contam com uma estrutura muito mais confortável agora”, finaliza o presidente.
Resultados – Com mais de 20 mil ARTs emitidos e 500 ações de fiscalização realizadas em 2022, a Inspetoria atende, além de Toledo, os municípios de Palotina, Assis Chateaubriand, Formosa do Oeste, Iracema do Oeste, Jesuítas, Tupãssi, Ouro Verde do Oeste, São José das Palmeiras e São Pedro do Iguaçu. “Assim como nas demais Inspetorias da Regional Cascavel que foram reinauguradas, temos certeza que proporcionamos um ambiente muito mais moderno e com melhores condições de atender ao público”, destaca o gerente da regional, engenheiro civil Geraldo Canci. A sede da Inspetoria está em um imóvel conjunto com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo, localizado na Rua Raimundo Leonardi, nº 1809.
Texto e fotos: Assessoria do Crea-PR