Toledo sedia etapa regional da CONAE 2024

Toledo sedia etapa regional da CONAE 2024

Na última terça-feira (16), no auditório da Universidade Paranaense (Unipar), aconteceu a etapa regional da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2024. O encontro tem como objetivo discutir o futuro da educação no Brasil e teve por tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. Aproximadamente 350 representantes de 16 municípios do oeste do Paraná elencaram propostas e elegeram os representantes para a etapa estadual. 

Conforme o presidente do Fórum Municipal de Educação, Leandro de Araújo Crestani, a Conae é o momento para debater a próxima década da educação e tende a ser um marco na construção de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável. “Professores, profissionais da educação, sociedade civil organizada, famílias e também os movimentos sociais se reúnem para apontar o que desejamos para a Educação nos próximos dez anos”, disse. 

Crestani ainda relatou que na segunda-feira (13) ocorreu uma palestra com a professor Marlei Fernandes de Carvalho para uma melhor compreensão dos sete eixos temáticos. “Dentro desses eixos, nós debatemos o futuro Plano Nacional de Educação (PNE). Aqui em Toledo foram apresentadas várias emendas, novas propostas e também retirada de alguns conceitos presentes no documento. Foi um amplo debate e nós conseguimos fechar com chave de ouro o evento, com a participação de toda a comunidade escolar, desde os professores aos pais dos alunos”, completou. 

Presente na abertura, a secretária de Educação de Toledo, Marli Gonçalves Costa, recepcionou os visitantes em nome do prefeito Beto Lunitti e do vice Ademar Dorfschmidt e falou de programas a serem colocados em prática e destacou alguns em andamento. “Estamos tramitando o projeto de lei para o Pequeno Cientista, com investimentos em laboratórios de química, física e biologia, preparando nossos jovens e custeando passagens tanto de alunos quanto de professores quando participando e concorrendo a prêmios”. 

Marli ainda falou de alterações no formato do Professor Pesquisador, citou o Aluno Conectado que recentemente recebeu o reconhecimento como melhor projeto de educação no Prêmio Gestor Público do Paraná, entre outros. A secretária ainda agradeceu a todos os segmentos presentes, lembrando que educação se faz a partir da soma de forças. Ainda participaram da abertura os vereadores Roberto de Souza e Oseias Soares dos Santos, o chefe do Núcleo Regional de Educação José Carlos Guimarães, o conselheiro estadual de Educação do Paraná Flávio Vendelino Scherer, a presidente do Conselho Municipal de Educação – CME/Toledo Luci Graciela Kuhn e a presidente da APP – Núcleo Sindical de Toledo Marilene Alves.

Eixos temáticos 

Eixo I – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio:

Apresentação e discussão sobre as metas e estratégias para a garantia de uma educação básica de qualidade e inclusiva.

Eixo II – Educação Profissional e Tecnológica:

Exploração das necessidades e propostas para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica, alinhada às demandas do mercado de trabalho.

Eixo III – Educação Superior:

Debate sobre a expansão, democratização e qualidade do ensino superior, visando atender às demandas da sociedade e do desenvolvimento nacional.

Eixo IV – Educação e Diversidade:

Discussão sobre a promoção da equidade, respeito à diversidade e combate a qualquer forma de discriminação no ambiente educacional.

Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social:

Análise das práticas de gestão democrática, envolvimento da comunidade e mecanismos de controle social na formulação e implementação das políticas educacionais.

Eixo VI – Financiamento da Educação e Desenvolvimento Sustentável:

Debate sobre estratégias para assegurar recursos adequados e sustentáveis para a educação, considerando a responsabilidade ambiental.

Eixo VII – Justiça Social, Direitos Humanos e Equidade:

Reflexão sobre a promoção da justiça social, direitos humanos e equidade como princípios fundamentais na construção de uma educação inclusiva.

Municípios participantes

1 – Diamante do Oeste

2 – Entre Rios do Oeste

3 – Guaíra

4 – Maripá

5 – Mercedes

6 – Nova Santa Rosa

7 – Ouro Verde do Oeste

8 – Palotina

9 – Pato Bragado

10 – Quatro Pontes

11 – Marechal Cândido Rondon

12 – Santa Helena

13 – São Pedro do Iguaçu

14 – São José das Palmeiras

15 – Terra Roxa

16 – Toledo.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.