O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Toledo) promove no próximo sábado (25) uma ação de conscientização sobre os direitos e os riscos advindos da “Black Friday”. O conta com a parceria do Curso de Direito do câmpus Toledo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), da Empresa PUCJR e da Subseção de Toledo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
As equipes atenderão a população na Praça Willy Barth das 9h às 13h, esclarecendo dúvidas e conscientizando os consumidores sobre as ofertas, bem como a respeito das compras natalinas que se aproximam. A ação tem por objetivo guiar a população em um dia de grande movimento comercial.
Cabe aos consumidores pesquisarem para saber quais promoções serão mais vantajosas para eles, bem como para que não caiam em golpes. Os comerciantes locais também podem aproveitar a oportunidade para esclarecer suas dúvidas sobre a data e sobre os Direitos do Consumidor.
Origem – A “Black Friday” foi criada na década de 1970 nos Estados Unidos e se expandiu para todo o mundo, tanto em lojas físicas quanto pela internet. É um período no qual são oferecidos descontos maiores pelos comerciantes para renovarem os estoques para o Natal. A data virou tradição e cresceu bastante, juntamente com o número de reclamações dos consumidores.