Dia D para atendimento à população em situação de rua movimenta Ginásio Alcides Pan

Mais de 50 cidadãos compareceram no Ginásio de Esportes Alcides Pan e ali foram beneficiados com diversos serviços

Com a chegada do fim de ano, o número de pessoas em situação de rua (PSR) em Toledo tende a crescer. Pensando nisso, a Prefeitura de Toledo, por meio de um trabalho intersetorial, promoveu o segundo Dia D, com diversas ações voltadas a atender esse público. Ao todo, mais de 50 cidadãos compareceram no Ginásio de Esportes Alcides Pan entre 8h e 12h e ali foram beneficiados com diversos serviços, como emissão de documentos (certidões, identidade e boletins de ocorrência), atendimentos de saúde (avaliação, testes rápidos e encaminhamentos), atualização e inserção do Cadastro Único, e encaminhamento ao mercado de trabalho.

O Dia D consiste na abordagem da população de rua, acolhimento e identificação de demandas, entrevista e atualização do Cadastro Único, concessão de vale refeição para acesso ao restaurante popular, benefício eventual de passagem, solicitação de segunda via da documentação civil, triagem e avaliação quanto às condições de saúde do usuário (atualização de vacinas, testes rápidos, encaminhamentos para serviços de odontologia, consultas e atendimento de saúde mental), encaminhamento de castração e vacinação de animais de estimação desta população, divulgação de vagas de trabalho e confecção de currículos. No local houve também a oferta de cortes de cabelos e barba, trabalho realizado por um profissional voluntário. Nos últimos dias houve uma intensificação quanto a divulgação dessa ação junto aos usuários atendidos pela equipe do Serviço Especialização em Abordagem Social, visando uma maior adesão desse público. Dessa forma, a busca pelos atendimentos ocorreu de forma espontânea, tendo sido realizado ainda a busca e transporte dos PSR que estavam em outros locais, facilitando o acesso aos atendimentos. 

A secretária de Assistência Social, Solange dos Santos Fidelis, destacou o aumento significativo desse público em Toledo, reforçou que esse tipo de ação oferece vários serviços em um único espaço e os benefícios para às PSR e também para a população de forma geral. “Além de dar maior agilidade na solução das demandas desta população e contribuir no fortalecimento de vínculos dessas pessoas, também procuramos auxiliá-los a compreender que eles são cidadãos e fortalecer seus direitos sociais. Esta é uma ação de estímulo ao exercício da cidadania. Foram realizados vários atendimentos na área da saúde e de outras políticas públicas”, disse Solange.

Clóvis Menezes (43) morava em Chopinzinho-PR e veio para o Oeste do Estado em busca de oportunidades. “Vim para Toledo buscar uma vaga de emprego. Escolhi a cidade por conta das oportunidades de modo geral. Tenho 25 anos de experiência como pedreiro e consegui dois encaminhamentos pela Agência do Trabalhador. Os atendimentos aqui foram perfeitos, tudo 100%. Sai daqui com uma entrevista marcada para 13h30 e ainda passei pelo médico e dentista”, relata o cidadão.

A secretária de Desenvolvimento Humano, Rosiany Favareto, explica que “rua não é um espaço de proteção, por isso procuramos atender essa população. Enquanto algumas optam em permanecer nessa condição, muitas querem retomar vínculos familiares, até mesmo em outros municípios. Não podemos impedir que permaneçam na rua, mas orientamos o que pode e o que não pode fazer”, salienta. 

A realização do Dia D conta com o envolvimento das Secretarias de Assistência Social, de Saúde, de Desenvolvimento Humano, de Segurança e Mobilidade Urbana, do Meio Ambiente, de Esportes e Lazer, de Administração e de Secretaria de Desenvolvimento Econômico, além de forças de segurança e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR). 

Balanço – Durante esta manhã a Saúde atualizou 29 novos cadastros; 19 atendimentos para exame de sangue; 76 Testes Rápidos realizados, destes, 3 pessoas receberam transporte de remoção para UBS para atendimento em consultório e seguimento de tratamento; foram aplicadas 27 doses de vacinas; 10 pessoas quiseram ver a pressão arterial e glicemia.

Já a Política de Assistência Social, através do Serviço Especializado em Abordagem Social realizou atendimento a 31 pessoas, sendo: 24 vales refeição para acesso ao Restaurante Popular; 01 entrevista para atualização do Cadastro Único; 03 pessoas receberam kit higiene; 01 Benefício Eventual de Passagem; 02 encaminhamentos para documentação civil; 02 encaminhamentos para o acesso ao Cartão Toledo é + Mobilidade, 09 pessoas foram atendidas com cortes de cabelo, além da doação de roupas. 

Através do atendimento da Polícia Militar, foi realizado a confecção de 09 Boletins de Ocorrências por extravio dos documentos pessoais.

 A Agência do Trabalhador atendeu oito pessoas e encaminhou para, em média, três entrevistas de emprego para cada uma delas. 

A Guarda Municipal realizou nove abordagens na Praça Willy Barth, sendo oito homens e uma mulher e três abordagens na região da rodoviária, convidando para os atendimentos no Ginásio Alcides Pan. Os 12 toparam e foram encaminhados para o evento.

Demais ações – Além do Dia D, considerando aumento de pessoas em situação de rua nos últimos anos, no mês de dezembro, serão intensificados os atendimentos a este público no município, sendo realizadas ações noturnas e também nos fins de semana. Essas ações ocorrem em parceria com a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, tendo como objetivo a busca ativa de usuários que ainda não acessam os serviços ofertados, identificando indivíduos, suas demandas e realizando as articulações e encaminhamentos necessários. Acontecerão ainda ações nos dias 8, 13 e 22 de dezembro, a partir das 19h, em locais de referência desse público, como praças, parques, comércio e demais espaços públicos. Já no dia 9 de dezembro, no período da tarde, será realizada busca ativa de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.

Dados – Segundo informações da Secretaria de Assistência Social são mais de 300 atendimentos por mês. Em 2022, mais de 600 pessoas passaram pelo serviço, gerando mais de 3600 atendimentos no ano. Atualmente esse número já atinge mais de 4200 atendimentos. A diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Juliana Alves Máximo, explica que essa população é flutuante. Existe um público que permanece alguns dias no município e depois vai para outras localidades, mas também tem aqueles que são munícipes e por situações de fragilidade ou rompimento de vínculo familiar, uso/abuso de álcool e outras substâncias psicoativas, bem como outros fatores. “Neste momento, 89 PSR são acompanhadas pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS)”, observou Juliana.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.