No início de dezembro, em evento realizado em Brasília, a Secretaria de Saúde recebeu a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis. Em 2023, Toledo foi o único município a conseguir o selo, sendo o segundo no Brasil a zerar a transmissão destas doenças de mãe para filho. Como forma de enaltecer o empenho dos setores envolvidos, a administração municipal organizou, na quinta-feira (21), uma cerimônia para enaltecer o comprometimento das equipes. O ato aconteceu no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura de Toledo, e no final foram entregues certificados aos setores envolvidos.
A conquista, de acordo com a secretária de Saúde Gabriela Kucharski, foi alcançada por um trabalho envolvendo as estruturas de atendimento do município e instituições integrantes da rede. “A gente optou por fazer esse evento, pois entendemos que essa é uma conquista que só foi alcançada por conta da participação de vários atores, com todos os serviços atuando de forma unida, coesa e com muita dedicação. Nada mais justo do que a gente organizar um momento para reconhecer esse esforço conjunto e a competência que os serviços tiveram”.
A certificação foi concedida pelo Ministério da Saúde (MS) e entregue pela ministra da pasta, Nísia Trindade. Para tanto, foi feita uma análise de indicadores e visitas realizadas por técnicos federais no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)/Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE), maternidade do Hospital Bom Jesus, laboratório de análises clínicas Neolab, Vigilância em Saúde, no Ambulatório Materno Infantil e uma unidade básica de saúde (UBS) da rede municipal. “Essa certificação foi entregue em Brasília e não havia possibilidade de levar todos para lá. Por isso optamos por este momento”, completou Gabriela.
Após apresentar alguns dados sobre o cenário do HIV e Sífilis no cenário mundial, o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Diandro Bombana, destacou a conquista da saúde toledana. “Nos anos analisados – 2020 e 2021 – tivemos 11 casos de HIV e 129 de Sífilis e nenhuma criança contraiu a doença da mãe. A meta do Ministério da Saúde é 2% de casos, nós não tivemos nenhum. Isso para nós é um importante marco para Toledo, que nos orgulha e precisa ser comemorado. Demonstra a capacidade do município e o quão importante é o nosso Sistema Único de Saúde (SUS)”, salientou.
O agradecimento ao empenho dos profissionais e equipes também foi feito pela Câmara Municipal, no ato representada pelo presidente da Casa, vereador Dudu Barbosa, e pelo líder de governo, vereador Leoclides Bisognin. “Quando os certificados e reconhecimentos chegam é sinal de que o trabalho é bem feito”, disse Bisognin. Por sua vez, Dudu lembrou a importância das políticas de saúde serem conduzidas por uma equipe técnica. “A decisão do prefeito Beto [Lunitti] em confiar a pasta aos profissionais de saúde, que são servidores de carreira e pensam a longo prazo, resulta no que estamos comemorando hoje”, frisou.
“Ninguém é melhor que nós juntos”. O prefeito Beto Lunitti utilizou esta frase para iniciar seu pronunciamento. “Vocês trabalham em rede, unidos em prol do bem comum. É isso que precisamos fazer sempre. As pessoas precisam ver que somente juntos podemos avançar”. O gestor toledano aproveitou o momento para fazer um balanço das diversas ações do seu governo em 2023 e agradeceu aos servidores municipais e demais envolvidos. “Fizemos muito pela educação, pela saúde, pela assistência social e todas as políticas públicas. Mas isso só acontece por conta da unidade que temos. Quero aqui reconhecer o quão é importante o trabalho de todos vocês, agradecer também ao empenho do meu vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, dos vereadores e vereadoras e todos que neste ano se dedicaram a fazer o melhor. O mundo começará a mudar pelo nosso território”, concluiu.
Atendimento de qualidade – Toledo tem como porta de entrada do SUS a Atenção Primária à Saúde. O usuário deve procurar o atendimento na unidade básica de saúde (UBS) do seu território, sendo direcionado para o acolhimento onde é feita uma escuta qualificada e o direcionamento correto de acordo com a queixa apresentada pelo usuário. Se o mesmo deseja fazer testagem para as infecções sexualmente transmissíveis (IST) é direcionado para a agenda do enfermeiro no mesmo dia.
Todas as unidades de saúde do município têm profissional enfermeiro capacitado para a realização de Teste Rápido (HIV, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C) diariamente. No caso de gestante e parceiro, já na abertura de pré-natal é realizada a testagem rápida (HIV, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C). Em casos positivos de sífilis, o enfermeiro no mesmo dia prescreve o tratamento para a gestante e o parceiro e solicita exames complementares. Nos casos de HIV positivo, é realizada a estratificação de risco da gestante e direcionado a mesma para o atendimento do pré-natal compartilhado com a unidade básica de saúde, ambulatório materno infantil e CTA/SAE.