Nesta segunda-feira (12), mais uma importante captação de órgãos foi realizada na Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) – Hospital Bom Jesus, em Toledo. A equipe médica acompanhou de perto a captação de dois rins, que serão destinados a pacientes que aguardam na fila por um transplante. Essa ação solidária foi possível graças ao consentimento da família de uma paciente de 75 anos, que teve a confirmação da morte encefálica.
O gesto de generosidade da família em meio ao momento de dor possibilitou a realização do transplante, trazendo esperança e uma nova chance de vida para aqueles que esperam por um órgão. O coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Hoesp, Itamar Weikanko, enfatizou a importância desse tipo de atitude. “É através desse aceite que podemos oportunizar a alegria de muitos que estão na fila aguardando por um órgão”.
Os rins captados foram encaminhados para Curitiba-PR através da Central de Transplantes, onde serão transplantados em pacientes que necessitam desse procedimento para sobreviver. A iniciativa contou com o acompanhamento da equipe médica e da CIHDOTT, garantindo que todo o processo fosse realizado de forma segura e dentro dos protocolos estabelecidos.
“Doar órgãos é um gesto de amor, salva vidas. E isso só é possível através do ‘sim’ da família e do trabalho dedicado de toda equipe do hospital”, ressalta Itamar Weikanko.
Ações como essa reforçam a importância da conscientização sobre a doação de órgãos e destacam o papel fundamental dos hospitais e equipes médicas na promoção da vida e da solidariedade.