Campanha da Fraternidade 2024 é oficialmente lançada na Diocese de Toledo

A Campanha da Fraternidade 2024 foi oficialmente lançada na Diocese de Toledo. O lançamento foi realizado na última sexta-feira, 09 de fevereiro, em uma coletiva de imprensa que ocorreu na Cúria Diocesana.

A ocasião contou com a presença do bispo Diocesano Dom João Carlos Seneme, do padre e coordenador da Ação Evangelizadora, André Boffo Mendes e de membros da Cáritas Diocesana, além de uma série de jornalistas e profissionais de imprensa de Toledo e região.

Em 2024 a Campanha da Fraternidade traz como tema “Fraternidade e Amizade Social” e lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”. A ideia da campanha é partilhar, refletir e viver essa importante temática com a família, amigos, colegas e demais pessoas da comunidade.

O bispo Dom João Carlos Seneme, destacou a verdadeira intenção da igreja com a Campanha da Fraternidade. “Esse é um período intenso de oração e penitência para refletirmos sobre a nossa vida e também a nossa vida cristã. Para onde estamos caminhando, quais os pontos importantes que estamos deixando de lado. Por isso, a Igreja Católica do Brasil nos coloca um auxílio que é a Campanha da Fraternidade, que nos coloca temas que nos fazem refletir sobre a nossa presença no mundo”.

O bispo reforça o papel da Quarta-feira de Cinzas como o ponto de partida da Quaresma e da Campanha da Fraternidade. “A Quarta-feira de Cinzas é esse ponto de partida. As cinzas na cabeça representam biblicamente a penitência e o arrependimento, o início da caminhada até o Domingo de Ramos e a preparação para a Semana Santa e toda a Vigília Pascal”, explicou Dom João.

O coordenador da Ação Evangelizadora na Diocese de Toledo, padre André Boffo Mendes, reforça o quão pertinente é o tema da Campanha da Fraternidade de 2024. “A nossa sociedade está separada, é uma sociedade que apresenta um quadro até um pouco doentio de fechamento em si, de individualismo. As pessoas precisam olhar para o outro com mais carinho e apreço. Então falar em Amizade Social é falar sobre amar o próximo de uma maneira realmente objetiva. Amizade Social é amar sempre, amar a todos e amar por primeiro”, afirmou o sacerdote.

Por fim, o padre destacou as ações concretas realizadas para a Campanha da Fraternidade de 2024. Essas iniciativas são encabeçadas pela Cáritas Diocesana e tem como principal atividade o projeto “Todos os Povos”. 

“Nós estamos trabalhando nesse sentido com a equipe da Cáritas Diocesana desde o fim de 2023. A nossa principal iniciativa é o projeto Todos os Povos em parceria com a Itaipu Binacional, que visa fazer a inclusão e a promoção da população migrante em Toledo e nos demais municípios da Diocese. A gente sabe que o fenômeno migratório é uma realidade das nossas cidades, especialmente porque eles vêm atraídos por melhores condições de vida e de trabalho e essas pessoas também precisam ser integradas. Essas pessoas vêm para construir as suas vidas e a nossa intenção é dar as condições humanas para tal”, concluiu. 

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.