Um trabalho intersetorial, envolvendo atores do poder público e de entidades representativas, promove no próximo sábado (24), a partir das 8h30, o Fórum de Inovação de Toledo. A ação acontece no auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico e tem como objetivo a sensibilização e engajamento das lideranças locais para um conjunto de ações, visando o fomento da cultura de inovação e criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento do empreendedorismo.
O evento integra o Programa Cidade Inovadora, desenvolvido pelo Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e realizado pelo Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação de Toledo (COMCITI), com apoio da Prefeitura de Toledo, Sebrae, Funtec, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e Iguassu Valley. Conforme o diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria do Agronegócio, da Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Amir Kanitz, os temas das palestras foram escolhidos de acordo com os desafios a serem enfrentados no ecossistema regional de inovação, tomando como base o diagnóstico realizado há poucos meses pelo Sebrae.
A expectativa é reunir pessoas envolvidas ou que desejam participar de discussões relacionadas à ciência, tecnologia e inovação. “A ideia é refletir sobre os caminhos para a transformação da nossa região e do Brasil. E essa transformação certamente passa pela adoção de estratégias sustentáveis para geração e desenvolvimento de ecossistemas que estimulem mais e melhores empresas inovadoras. Um fórum como este serve para alinhar intenções no sentido de inserir os vários atores locais da inovação em contextos regulatórios, organizacionais e institucionais que impulsionam a melhoria contínua não apenas de produtos e serviços, mas também da própria cultura da inovação”, detalhou Kanitz.
Nesse sentido, a preocupação em fortalecer a governança do ecossistema será abordada pelo consultor no Sebrae de Londrina, Heverson Feliciano, a partir da compreensão de que a formação de lideranças é primordial para a efetividade de ações inovadoras. Além disso, a necessidade de construir relações institucionais e governamentais eficientes também terá seu espaço de discussão na fala do diretor de Inovação do Conselho de Desenvolvimento de Londrina (CODEL) e também diretor do Estação 43, Roberto Moreira.
Para integrar os conteúdos trazidos pelos palestrantes e a realidade local será realizado um painel de debates, denominado “Inovação como estratégia de desenvolvimento”, com a mediação do CEO da Cutomerx, Leonardo Superti. Além dos dois palestrantes, o espaço de debate contará também com a atual presidente da ACIT Presidente da ACIT e sócia da Maxicon Sistemas, Anaide Holzbach de Araújo, e o secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo. Também estão confirmadas as presenças do gerente Regional do Sebrae Paraná, Agusto César Stein, do presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Dudu Barbosa; e do prefeito de Toledo, Beto Lunitti.
O Fórum de Inovação é um evento gratuito e aberto ao público e já conta com aproximadamente 100 inscritos representando empresas inovadoras, cooperativas, startups, universidades, além de empresários e entusiastas da inovação de forma geral. Os interessados precisam apenas fazer sua inscrição por meio de um formulário eletrônico no endereço https://forms.gle/XH4e5ooPAQEtHHiD6.