A noite desta última quarta-feira (28) foi de decisões importantes para a comunidade do Santa Clara IV e Pinheirinho. Duas audiências públicas foram realizadas no auditório do Centro da Juventude Márcio Antonio Bombardelli (CJU Europa) para decidir e encaminhar sobre situações de melhorias envolvendo ruas do bairro. Vários moradores e empresários da região participaram das discussões e puderam votar nos pontos de maior interesse.
A primeira audiência foi conduzida pela Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo e Departamento de Receitas do município. O objetivo era discutir as propostas de urbanização da Rua General Canabarro, entre a Avenida Maripá e a Rua Silvia Manica, compreendendo meio-fio, pavimentação, calçada, galeria de águas pluviais e iluminação pública. Foi apresentado o projeto da urbanização, os valores orçados e as formas e prazos de pagamento, além das possibilidades de descontos.
A obra, orçada em R$ 449.016,53, prevê a pavimentação da pista de rolamento com largura de 9 metros mais três metros de passeio de um lado e três metros de calçada do outro lado. Devido a localização, a via é considerada de tráfego pesado e o pavimento receberá o reforço necessário em função desta condição. As calçadas irão garantir a acessibilidade dos pedestres.
Segundo o secretário de Planejamento, Norisvaldo Penteado, toda rua dentro do perímetro urbano deve ser pavimentada e o município avança, gradativamente, com esse objetivo. Em relação a Rua General Canabarro, Norisvaldo mencionou que o projeto está pronto e já existe previsão orçamentária para realização ainda em 2024. Com maioria absoluta, a proposta foi aprovada na audiência pública e deve seguir os trâmites para execução das obras.
O empresário Egon Roque Berwian (62) instalou sua empresa há cerca de 12 anos nesta rua e junto com a esposa comemorou o resultado da audiência. “Essa é uma briga antiga da comunidade, é um investimento necessário e todos queremos isso. Agora [com a urbanização] vai proporcionar mais acessibilidade ao bairro e auxiliar o comércio em si. Ali é um desejo de todos, não tinha como votar não”, frisa Egon.
Revitalização do Santa Clara IV e Pinheirinho
A segunda audiência da noite contou com a presença dos mesmos moradores e foi conduzida pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU). Após a apresentação do projeto, discussão e esclarecimento de dúvidas, houve dois encaminhamentos na audiência: a revitalização do trânsito de toda a região do Santa Clara IV e Pinheirinho e a proibição de estacionamento em um dos lados da via da Rua Alceu Correa Pinto, entre as Ruas Mate Laranjeira e Artur Mazzaferro.
O prefeito Beto Lunitti informou aos presentes sobre a redução de acidentes de trânsito com a revitalização da sinalização viária no município. O investimento do poder público naquela região está orçado em aproximadamente R$300 mil, porém não será necessário que os moradores paguem pela contribuição de melhorias referente a essa intervenção. A SSMU estima que em até 15 dias sejam iniciadas as pinturas de faixas e substituição de placas de trânsito. Os trabalhos devem durar mais de um mês para a finalização após iniciados.
O pedreiro Osmar Gomes Leite (50) foi um dos moradores que votou favorável às intervenções e está ansioso com as melhorias no bairro, principalmente na rua em que mora, que agora passará a ter vaga de estacionamento em apenas um dos lados da via. “Com essa decisão de proibir de estacionar de um lado da via vai melhorar bastante, pois vai evitar transtornos no trânsito. Talvez assim o pessoal pare de trancar as entradas das garagens, pois um lado vai estar livre”, avaliou.