Prefeitura realiza apresentação dos cursos do Qualifica Toledo

Educação lança programa com intuito de incentivar hábitos saudáveis

Durante a reunião dos diretores e diretoras de unidades escolares da rede pública municipal, nesta quinta-feira (14), a Secretaria da Educação (Smed) apresentou o Vida Saudável, programa com o intuito de propiciar iniciativas que ampliem a qualidade de vida, fortaleçam as relações interpessoais e promovam o bem-estar e o incentivo à vida saudável dos profissionais da educação e alunos no âmbito escolar. O ato contou com a presença do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt.

De acordo com a proposta, o programa vai incentivar hábitos de vida e alimentação saudáveis entre os profissionais, promovendo a prática regular de atividades físicas e o cuidado com a saúde mental. “Nosso intuito é sensibilizar os alunos e profissionais sobre a importância da prevenção de doenças e do autocuidado como estratégias para o bem-estar individual e coletivo, por meio de parcerias com instituições para oferecer serviços de saúde preventiva, como exames de saúde e orientação nutricional”, disse a coordenadora Flávia Hissamura Dias. 

Além disso, o Vida Saudável tem como intenção criar um ambiente de trabalho  que fortaleça o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Para tanto, cada escola designará uma equipe gestora ou pessoa responsável por coordenar e implementar as ações do projeto, formada por profissionais da própria unidade. O primeiro passo será realizar um diagnóstico das necessidades de saúde e bem-estar da comunidade escolar, por meio de levantamentos de dados, pesquisas de opinião e conversas com os envolvidos. 

A partir desse levantamento será preparado um plano de ação anual, definindo as 10 ações prioritárias a serem desenvolvidas ao longo do ano letivo. “Este planejamento será participativo, envolvendo todos os membros da comunidade escolar. Acreditamos que desta forma, vamos incentivar os bons hábitos, porque a educação, além dos ensinos curriculares, deve contribuir o máximo possível na formação cidadã das pessoas”, disse o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, que estava presente no evento acompanhado do vereador Leoclides Bisognin.

Propostas – Entre as ações sugeridas pela equipe que elaborou o projeto, estão o diálogo da direção da escola com o responsável técnico da Unidade Básica de Saúde Básica mais próxima da escola para tratar ações que considere o auxílio de profissionais de saúde; a proposição de palestras com profissionais para trabalhar assuntos como saúde mental, nutrição, atividade física, entre outras iniciativas; a realização de avaliações periódicas da saúde dos alunos e profissionais, incluindo medições de pressão arterial, índice de massa corporal (IMC), entre outros, com encaminhamento para profissionais de saúde quando necessário; promoção de atividades físicas e esportivas regulares, como aulas de educação física, caminhadas, corridas, jogos e torneios esportivos, que incentivem a prática de exercícios e estimulem a integração entre alunos e profissionais de toda a escola; a implementação de um programa que promova uma alimentação saudável na escola, com a oferta de lanches nutritivos e balanceados; para os profissionais, definir o dia da fruta para o lanche; atividades de relaxamento, como respiração consciente e ioga visando reduzir o estresse, melhorar a concentração e promovendo o equilíbrio emocional; e implantar exercícios de alongamento e mobilidade.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.