Um grupo de empreendedores rurais e membros do Conselho Municipal de Turismo de Toledo (Comtur) participaram da constituição do Núcleo local da Agência de Desenvolvimento Turístico do Oeste do Paraná (Adetur – Riquezas do Oeste) na tarde desta quarta-feira (24). Por meio da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Agrodesenvolvimento) solicitaram ao poder público um espaço para viabilizar o escritório regional e um servidor para realizar o atendimento ao público. Durante a reunião, o chefe do Executivo Municipal concedeu o espaço e viabilizou a criação do Núcleo Adetur Toledo.
O encontro ocorreu na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito e a notícia do aceite da parceria foi recebida com uma fervorosa salva de palmas pelos participantes. A Adetur é uma agência que tem como missão promover e desenvolver o turismo, valorizando os costumes locais, a preservação ambiental e social. Ela atua como elo entre a iniciativa privada e os poderes públicos criando oportunidades de fomento a atividades com potencial turístico. A área de abrangência da Adetur – Riquezas do Oeste envolve 32 municípios na região, dos quais, 19 já são filiados.
Os membros da entidade comemoraram o resultado. “É uma sensação de felicidade, estamos vendo o reconhecimento do nosso trabalho, pois a partir do momento que o prefeito coloca essa confiança na nossa entidade, vemos que estamos no caminho certo. Estatutariamente podemos atuar nos 32 municípios, nossa sede é em Cascavel e a informação é compartilhada de forma genérica com todos. Com a criação de um núcleo em Toledo, este poderá dedicar todo o seu potencial somente para Toledo”, explicou a diretora executiva da Adetur, Kátia Muller.
O prefeito Beto Lunitti frisou a política de incentivo para aqueles que estão empreendendo dentro do município. “O que depender do apoio da prefeitura, vamos dar o suporte. Essa parceria é uma vertente de negócios. Estamos promovendo um ambiente para grandes eventos em nosso município e construindo um cenário para crescer de forma integrada dentro da perspectiva de uma nova Toledo”, pontuou.
A presidente da Adetur, Josi Daiane Borelli, está confiante com o potencial turístico do município. “Nós temos Cascavel e Toledo como as duas cidades indutoras de turismo na Região e trazer esse núcleo pra cá é uma forma para desenvolver o turismo de Toledo. Com esse apoio recebido acredito que o turismo do município vai deslanchar”, afirma Borelli.
Apesar de identificar um forte potencial no turismo rural, a entidade também procura atuar nas mais diversas áreas, como o turismo religioso, gastronômico, ecoturismo, cultural, de lazer e de eventos. Alguns integrantes até pontuaram que o Núcleo de Toledo nasceu no dia 24 de abril de 2024, dia do chimarrão.
“As queijarias estão muito fortes e tem várias premiadas, então vamos desenvolver uma rota que une essas queijarias e que leva esse turista até a propriedade para gerar lucro também para aquela propriedade”, exemplificou a presidente como atividade que pode ser executada.
Ficará a critério da Agrodesenvolvimento definir o espaço no Centro de Convenções e Eventos Ismael Sperafico e o servidor que receberá os treinamentos para atuar junto à comunidade por meio do Núcleo da Adetur em Toledo.