Oeste em Desenvolvimento: A Câmara Técnica de Empregabilidade realiza Conferência sobre ambientes de trabalho saudáveis e estratégicos

Números inéditos serão apresentados pela Câmara Técnica de Empregabilidade

O evento contará com a presença de líderes e gestores, buscando aproveitar as potencialidades e enfrentar os desafios e gargalos no desenvolvimento do Oeste do Paraná.

DA ASSESSORIA – A Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná será realizada no dia 09 de maio em Marechal Cândido Rondon. Realizada pela Câmara Técnica de Empregabilidade do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), o evento marca um novo momento no cenário que desafia a indústria. Uma mesa redonda e uma palestra final com Daniela Diniz também vão compor o evento.

Daniela Diniz é jornalista especializada em Gestão de Pessoas, já trabalhou nas principais revistas do seguimento do país e é diretora de Conteúdo e Relações Institucionais no Ecossistema Great People & Great Place to Work. Daniela Diniz é uma das maiores e mais conceituadas expoentes do tema na atualidade e atua também pela GPTW.

Uma das regiões mais produtivas do país, o Oeste do Estado concentra cadeias produtivas de proteína animal, como aves, peixes, suínos e leite, além de outras modalidades de produção. Todo esse desempenho, na transformação da produção, resulta na ampla oferta de vagas de trabalho. Porém, desta vez o Oeste vai mais longe e discute o desenvolvimento de ambientes de trabalho saudáveis e estratégicos.

O evento contará com uma rica apresentação de números resultantes de pesquisas realizadas com mais de 1500 pessoas e está formatado para discutir três principais temas, e o participante precisa optar por um deles. No eixo “Papel da Liderança na Segurança Psicológica”, com Néia de Bortoli. Outra temática é a “Felicidade no Trabalho: Impacto da Relação Líder e Liderado”, com Laís Raycik, e também o tema “O Engajamento com a Cultura da Empresa e o Impacto na Rotatividade e Absenteísmo”, com Paulo Vitor.

Nos anos anteriores, o tema foi debatido em fóruns, mas com a criação da Câmara Técnica, os trabalhos de pesquisa avançaram e o evento também ganhou novos contornos, envolvendo um número maior de parceiros e instituições envolvidas. O coordenador da CT, Sergio Marcucci, destaca que uma missão da Conferência é oportunizar um ambiente de interação dinâmica com troca de experiências e informações relacionadas às diferentes abordagens da empregabilidade no Oeste do Estado.

Outro ponto importante, segundo Sérgio Marcucci, é apresentar elementos e subsídios para a gestão estratégica dos recursos humanos a partir do perfil e expectativas dos colaboradores, na configuração do ambiente e das relações de trabalho, no sentido de despertar o engajamento e permanência nas empresas.

O coordenador ressalta que também será abordada a importância de identificar profissionais que atuam na área de recursos humanos, que estejam dispostos a colaborar na rede interativa de trocas de informações e desenvolvimento de gestão estratégica de recursos humanos. 

PROTAGONISMO E ESTRATÉGIA – Sergio Marcucci destaca que foram as pesquisas e suas percepções que levaram o grupo a compor a temática do evento. “Vamos apresentar números inéditos que nos ajudarão a desenhar um cenário com muita realidade. A compreensão desses dados e da realidade que o setor produtivo enfrenta na prática e na sua rotina. Esse trabalho foi fundamental para que tivéssemos a real dimensão dos nossos principais desafios”, destaca o coordenador.

ARTICULAÇÃO E FOCO – O presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rainer Zielasko, relata que foram aproximadamente 365 dias em que a empregabilidade foi tema diário de pesquisas, encontros, reuniões e ações. Para o presidente, um desempenho exemplar e elogiável de todos os voluntários e integrantes da CT. “As reações também foram muitas: mudanças em leis, entender o que pensava a empresa, o funcionário e também aquelas pessoas que estavam fora do mundo do trabalho. Descobrimos que o Brasil que estamos construindo precisa de trabalhadores de todo o mundo e isso exigiu mudanças profundas e ajustes finos. Nesse momento, vamos aprofundar a temática e contribuir para a resolução deste desafio”, destaca o presidente Rainer Zielasko.

ÚLTIMAS VAGAS – Assim que as inscrições foram abertas, boa parte das vagas se esgotou devido à transversalidade, importância e impacto do tema em todo o setor produtivo e na própria sociedade. Foram disponibilizadas as últimas vagas remanescentes. A inscrição pode ser feita através do link https://www.sympla.com.br/conferencia-desenvolvendo-ambientes-de-trabalho-saudaveis-e-estrategicos-copia__2416102, também disponível nas redes sociais do Programa Oeste em Desenvolvimento.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.