Foi aprovado, em audiência pública realizada, na noite desta segunda-feira (13), na sede da Associação de Moradores do Jardim Carelli, o projeto com adequações na Rua Ângelo Donin. A proposta, elaborada e apresentada por técnicos da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), visa controlar o fluxo e implementar controle de velocidade na via, que é a principal do bairro e que o liga à Avenida Maripá – demandas antigas da comunidade, que chegou a entregar um abaixo-assinado ao governo municipal.
Feita a explanação, os presentes puderam tirar dúvidas, fizeram sugestões e se manifestaram de forma favorável às ideias de proibir o estacionamento de veículos em um dos lados da via, de colocar tachões entre as faixas e, em seguida, de instalar um radar com limite de 40 quilômetros por hora entre as ruas Santina Justina Sartori e Vitorina Sartori (no entorno do número 296). “A solução aqui apresentada se assemelha àquela que foi colocada em prática na Rua Alemanha, com a diferença que aqui há a intenção de que a Ângelo Donin continue tendo sentido duplo, com sinalização completa em cada cruzamento no trecho entre a Rua Capitão Leônidas Marques e a Avenida Maripá”, detalha o engenheiro de tráfego do Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans), da SSMU, Fabiano Faria. “Seguindo ainda o exemplo da Rua Alemanha, o radar também flagrará e multará caminhões, independentemente de sua velocidade, pois a circulação deste tipo de veículo na via é proibida”, observa.
Acompanhado do titular da SSMU, Christian Guilherme Goldoni, e da vereadora Katheli Nascimento, o prefeito Beto Lunitti prestigiou o encontro e apresentou o contexto histórico da via, que existe desde o início da colonização do município. “Quando eu era criança, descia de carrinho de rolimã pela Ângelo Donin e, na atual circunstância, tornou-se uma via muito perigosa e assumimos o compromisso, antes do início da atual gestão, de encontrar uma saída para a questão. Esta audiência pública é um passo nessa direção e, a meu ver, a solução passa por instalar um controle de velocidade, popularmente chamado de radar”, pontua. “Vale destacar que este equipamento vai servir, antes de tudo, para inibir aqueles que aceleram demais. Para nós, isso é mais importante que multar ou notificar condutores”, pontua.