Junho Verde inicia com oficina de grafite e plantio de flores

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 05 de junho

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente passou a ser comemorado todo dia 05 de junho com o objetivo de chamar a atenção para os problemas ambientais e a necessidade essencial no cuidado e proteção da natureza. Em Toledo, esta pauta é reconhecida não só em um dia, mas durante todo o mês, o qual é conhecido como Junho Verde (Lei R Nº 41/2017). 

As ações educativas relacionadas ao Junho Verde já tiveram início. A Escola Ivo Welter, por exemplo, tem programação com os alunos durante toda a semana. Nesta terça-feira (04), os alunos do 5º ano prepararam o solo e fizeram o plantio de flores no pátio da escola. “A gente tá plantando flores para deixar a escola mais bonita”, conta a aluna do 5ºA, Ana Júlia de Lara (10). Ela e os demais colegas se divertem ao mexer com a terra e com o verde. 

A professora de Ciências, Andréa Macedo, explica que a atividade envolve todos os alunos, desde o Infantil. “Estamos na aula de ciências, plantando, cuidando e ensinando para a prosperidade que seja cultivado, que seja embelezada nossa escola. Na verdade, as ações têm que ser ações concretas. Então, não adianta fazer pulseirinha, desenho, cartaz de conscientização. Precisamos realmente do ato efetivo na prática. Por isso essa sala fora das quatro paredes, esse contexto de euforia misturado com o comprometimento, que é, justamente, a conscientização do meio ambiente”, pontua a professora.

Oficina de Grafite – Outra atividade realizada na Escola Ivo Welter nesta terça-feira, foi a Oficina de Grafite com o artista toledano Isaac Souza de Jesus. Com o apoio da Itaipu Binacional, por meio do convênio da Linha Ecológica, jovens do programa Florir Toledo fizeram uma imersão educativa onde o spray foi utilizado como linguagem de acesso para trabalhar a educação ambiental. 

“A arte em grafite não é simplesmente uma parede pintada, mas existe todo um processo de aprendizado atrás dessa arte”, salienta a coordenadora pedagógica de Ciências e Educação Ambiental da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Vaníria Teixeira Bianchi. 

Segundo ela, quando se trata de Educação Ambiental, o município de Toledo não se limita somente à programação do Junho Verde. “Só se intensificam as publicações e as divulgações do que é feito. Mas nós temos um braço muito forte dentro do Programa de Educação Ambiental (PEA). O Agente Mirim é um dos projetos que já está trabalhando com essa questão que embarca lixo, separação, focos. Ai temos o Escola Bonita, o próprio Conhecendo Toledo, isso vai fortalecendo e a gente só expõe nesse período”, complementa a coordenadora. 

Educação Ambiental – Nesta quarta-feira (05), Dia do Meio Ambiente, está previsto o plantio de 30 mudas de angico branco, gurucaia, pau d’alho, monjoleiro, guaritá e jabuticaba no Parque Luiz Cláudio Hoffman por alunos da Fundação Educacional de Toledo (Funet). A ação é coordenada pelo Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Núcleo ODS Toledo) e terá início às 8h30. O objetivo é ampliar a área de proteção da mata ciliar de uma das principais nascentes do parque. 

Na quinta-feira (06), outro plantio está programado no mesmo local com integrantes do Núcleo ODS, entre eles, representantes da MA Máquinas, Uniprime, Funet, das secretarias do Meio Ambiente, da Saúde, de Esportes e Lazer e da Comunicação do município. Serão mais 70 mudas identificadas. 

Pedaladas – Entre ações que serão realizadas este mês estão os passeios ciclísticos da Escola Oswaldo Cruz, de Vila Nova, e da Escola de São Luís, eventos tradicionais que vão até a nascente do rio. Esse é um movimento que tem crescido a cada ano.

No domingo (09) quem faz a 1ª Pedala Sustentável é o Núcleo ODS Toledo. A concentração será às 15h na Rua General Rondon, em frente à Funet, no Jardim La Salle. O objetivo é enaltecer as comemorações alusivas ao Dia do Meio Ambiente e contribuir com a arrecadação de donativos para os atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. A organização está pedindo uma caixinha de um litro de leite, que pode ser levada até no dia do evento. 

O roteiro inclui passar pelo Parque Ecológico Diva Paim Barth e seguir pela Avenida Santos Dumont até o Parque Luiz Cláudio Hoffmann. A Guarda Municipal fará a escolta dos ciclistas. 

Diversão – No Parque do Povo, a Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), por meio do projeto Recreação, irá disponibilizar brinquedos infláveis e cama elástica para as crianças se divertirem. Além de sorteios, terão apresentações artísticas e culturais para o público presente. 

Exposição – A Escola Shirley Lorandi convida o público em geral para prestigiar a Mostra do Meio Ambiente 2024, que acontece de 05 a 07 de junho no saguão da escola. Haverá exposição de trabalhos dos alunos explorando os conteúdos de Ciências, vivenciando a pesquisa e desenvolvendo de várias habilidades. 

Seminário – Na quinta-feira (06) acontece o Seminário Regional da Educação no Teatro Municipal de Toledo a partir das 14h. O tema do evento é “A sustentabilidade na prática pedagógica: o cuidado de si, do outro e do planeta”. O evento, patrocinado pela Itaipu, terá uma imersão junto com o escritor, jornalista e influenciador Fabrício Carpinejar.

Campanha – Um vídeo produzido pelo Setor de Comunicação da Prefeitura trata da campanha “Reciclar é preciso” será lançado nas redes sociais nesta quarta-feira. “Procuramos demonstrar por meio deste vídeo o quanto é produzido de resíduos em Toledo todos os meses e o quanto poderia ser reciclado. A proposta é mostrar as ações que o município tem feito em prol do meio ambiente e chamar a atenção da população, pois o pequeno gesto de separar pode trazer um impacto significativo para todos. Em Toledo, 600 toneladas de resíduos que poderiam ser recicladas vão direto para o Aterro Municipal. Fica a dica”, instiga o diretor de Comunicação, Cleberson Belino.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.