Os primeiros seis meses de 2024 foram de muitas conquistas para 5ª Essência (5E), companhia de danças com 19 anos de atuação em Toledo, e que conta atualmente com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e da Iron Health Academia. A principal delas ocorreu no início de junho, em Florianópolis, onde o grupo participou da etapa brasileira do Universal Dance e voltou da capital catarinense com ótimos resultados em segmentos variados de dança, como ballet, reggaeton e danças urbanas.
Na Seletiva Brasil do evento, realizada no último dia 1º (sábado), os dançarinos da 5E competiram com diversas equipes de todo o país e conquistaram o primeiro lugar em todas as categorias que disputou: Solo Ballet de repertório, com Thales Vieco; Best Dancer Junior, com Kyara Fetter; Equipe Reggaeton Adulta (coreógrafa Jaqueline Procópio); e Equipe Danças Urbanas Adulto (coreógrafo Matheus Martins). Este feito garantiu à companhia o prêmio Gold Dance, que concede aos dançarinos bolsa de estudos com inscrição e participação em todos workshops das etapas latino-americana e/ou mundial do Universal Dance.
Domingo (2) foi dia de competir com equipes de mais 7 países (além do Brasil) na competição Intercâmbio Cultural. O troféu de campeão ficou com a equipe da 5E na categoria Crew de Danças Urbanas Adulta, garantindo ainda vaga para a disputa da etapa mundial da competição que ocorre nos próximos meses. A grande novidade desta participação foram as excelentes colocações nos outros estilos de dança, uma vez que a 5E é especializada em danças urbanas: 2º Lugar na Crew de Reggaeton Adulta, com a coreografia de Jaqueline Procópio; e 2º Lugar Solo Ballet de repertório, com Thales Vieco.
Semestre vitorioso – Antes das conquistas obtidas em Florianópolis, a 5E fez excelente campanha no mês de abril com o título em Cambé, no norte do Paraná, no evento Resgate de Rua. No mês de maio também fez “dobradinha”, com primeiro lugar conquistado em Maringá, na categoria Duo, no tradicional evento de danças urbanas StreetIngá e o primeiro lugar em Toledo, nas categorias Conjunto Sênior e Prêmio Geral Sênior, no 9º Toledo em Dança, festival em que também ficou em segundo lugar nas categorias Solo Junior e Duo Junior. “Ter reconhecimento específico nas danças urbanas em um evento como o Toledo em Dança nos mostra que estamos no caminho certo, elevando cada vez mais o nível das danças urbanas em Toledo”, comenta Matheus Martins, que ganhou o prêmio de melhor coreógrafo em danças urbanas do evento.
A companhia segue com ensaios periódicos da nova coreografia para espetáculo anual de dança, além do trabalho para financiamento e busca ativa de parceiros para participar das etapas internacionais do Universal Dance. Para saber mais sobre este trabalho, acompanhe a 5E nas redes sociais (@5efettercompany).