O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) foi declarado de utilidade pública nesta terça-feira (11), após o prefeito Beto Lunitti sancionar o Projeto de Lei Nº 23/2024. O ato foi celebrado pela manhã, na Sala de Reuniões da Prefeitura e contou com a presença de vereadores que assinam o projeto, representantes da entidade e da administração municipal.
O prefeito parabenizou o Instituto Ideas, principalmente pelos serviços prestados na administração do Hospital Regional de Toledo (HRT). “Nós temos que dar condições para o hospital cumprir o seu papel”, salientou Beto ao reconhecer o trabalho desenvolvido pela saúde regional.
O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt manifestou que está feliz com os resultados obtidos até o momento e com a seriedade da administração do HRT. Ele reforçou a complexidade envolvida na abertura e manutenção de um hospital. Neste sentido, o presidente do Legislativo, vereador Dudu Barbosa, lembrou que política é construída sob várias mãos e por isso vários vereadores contribuíram para a aprovação deste projeto.
O diretor técnico do HRT, o médico Gustavo Elias Leichtweis, comemorou a utilidade pública. Segundo ele, agora a entidade poderá pleitear alguns benefícios que contribuirão para a gestão do Hospital Regional. “Isso vai auxiliar no crescimento, visto que traz benefícios como a diminuição de custos com energia elétrica, com a conta de água, a possibilidade de doações da Receita Federal, Nota Paraná, entre outros. Nós já estamos atingindo um nível de complexidade, de cirurgias, e isso só tende a crescer cada vez mais. Todas as formas de redução de despesas são benéficas para a instituição”, frisa Gustavo.
Segundo ele, já foram realizadas mais de 600 cirurgias desde a inauguração do HRT. Somente no mês de maio, totalizaram 206 cirurgias. “Com o passar da estruturação, nós estamos trazendo cada vez mais equipamentos, trazendo mais profissionais. Hoje nós fazemos cirurgias ginecológicas, urológicas, vasculares, cirurgias do aparelho digestivo. Então, o serviço está crescendo cada vez mais”, complementa o diretor técnico.
A solenidade também contou com a presença da diretora administrativa do Ideas/HRT, Sirlene Coelho; da assessora administrativa do Ideas/HRT, Daniela Brandini; dos vereadores Leoclides Bisognin, Gabriel Baierle e Valdomiro Bozó; da secretária de Saúde, Gabriela Kucharski; e de outros assessores do governo.