Saúde de Toledo contará com assistente virtual para auxiliar unidades

A SUSi é uma assistente virtual que será implantada, inicialmente, nas unidades de saúde do Cosmos e do Maracanã

A Secretaria de Saúde de Toledo (SMS) inicia nesta quarta-feira (19) o projeto piloto de uma assistente virtual que leva o nome de SUSi. O nome é alusivo ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à inteligência artificial. Trata-se de um sistema automatizado que utiliza o WhatsApp para enviar mensagens aos pacientes, lembrando-os de consultas agendadas, exames prontos para serem retirados e avisos de vacinas.  

Segundo a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, a saúde pública em nossa cidade vem trabalhando com dedicação e compromisso para oferecer o melhor atendimento ao cidadão. “Como em qualquer sistema complexo, há sempre desafios a serem superados. E pensando em novas soluções para melhorar o atendimento, apresentamos a SUSi, uma solução que vai aprimorar ainda mais os serviços de saúde e otimizar os fluxos de trabalho, proporcionando uma experiência ainda mais positiva, tanto para os pacientes quanto para os profissionais”, explica.

Inicialmente, o serviço será disponibilizado em duas unidades de saúde, no Cosmos e no Maracanã. O objetivo é lembrar os pacientes dos seus compromissos médicos, permitindo com que os profissionais que hoje realizam esta tarefa possam se dedicar integralmente ao atendimento, sem se preocupar com lembretes manuais. 

Como funciona – Basta agendar sua consulta em uma das unidades e a assistente virtual SUSi enviará lembretes automáticos para o seu telefone pelo número oficial (45) 9152-8029. Ao conferir o número oficial, o usuário poderá se certificar e saber que não se trata de golpe. O serviço apenas lembrará as consultas e exames agendados, não pedindo nenhum tipo de informação confidencial da pessoa. 

A ferramenta será implementada pela Secretaria de Saúde em conjunto com a Secretaria de Administração, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Toledo, que em esforço conjunto aprimoraram os recursos, adicionando uma personagem que possa humanizar o atendimento ao usuário. 

Segundo a diretora da Rede de Atenção Primária à Saúde, Tatiane Veiga, a implantação nas unidades do Cosmos e Maracanã será um piloto e a proposta é expandir esse atendimento para as demais unidades de saúde. Ela explica que atualmente a taxa de absenteísmo (falta de pontualidade ou de assiduidade) na Atenção Primária varia de 15% a 20%, mesmo patamar da Central de Especialidades, onde este índice chegou a 25%.

Essa é uma, entre outras ações que a Secretaria de Saúde está promovendo dentro da filosofia adotada pelo Departamento de TI, da Secretaria de Administração, intitulada “Toledo na Palma Mão”, onde procura-se digitalizar ações manuais que utilizam papel e ao mesmo tempo melhorar e facilitar a tomada de decisões. Um novo portal da saúde também está em fase de desenvolvimento, pensando em melhorias tanto para a gestão pública quanto para os usuários do sistema único de saúde. 

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