No âmbito da Operação Protetor, militares do Batalhão de Polícia de Fronteira, em ação integrada com policiais militares do Batalhão de Operações Aéreas, e agentes da Polícia Federal do Núcleo Especial de Polícia Marítima, durante o monitoramento de estradas rurais na cidade de Terra Roxa, identificaram um veículo transitando em alta velocidade.
Diante da situação, foi solicitado o apoio aéreo da aeronave Falcão 13 do Batalhão de Operações Aéreas, que localizou o veículo e o acompanhou até o momento em que entrou na cidade de Terra Roxa, e foi abandonado pelo motorista em via pública.
Em seguida, o condutor entrou e se escondeu em uma casa nas proximidades.
O veículo, uma Kombi, foi vistoriada por policiais em solo, e descoberto aproximadamente 2.500 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai em seu interior.
Com o rastreamento da equipe aérea, foi possível identificar a casa onde o motorista se escondeu, resultando assim, na sua prisão.
Diante dos fatos, o detido, juntamente com o veículo e a carga ilícita apreendida, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal de Guaíra.