Os poderes públicos das principais cidades brasileiras são alvos constantes de cobranças relacionadas a pessoas em situação de rua (PSR). Toledo não é diferente, reclamações e sugestões de encaminhamento chegam com frequência nas diversas redes de atendimento do município. Da mesma forma que recebe caravanas de diversas regiões do Brasil para compartilhar experiências exitosas na gestão pública, os gestores também buscam aperfeiçoar os projetos e programas já existentes. Neste sentido, nesta terça-feira (25) uma comitiva formada por representantes do Poder Executivo, do Legislativo e da sociedade civil organizada seguem até Chapecó-SC em busca de soluções para lidar com essas situações.
Muitas sugestões que chegaram ao poder público municipal, apontam o município de Chapecó – SC como exemplo de sucesso no encaminhamento, principalmente de PSRs usuários de drogas, para tratamentos e reinserção no mercado de trabalho. Pensando em buscar o melhor para Toledo, o prefeito Beto Lunitti, convidou empresários, vereadores, presidentes de associações, integrantes do judiciário e membros da equipe para acompanhar uma visita técnica na Prefeitura da cidade catarinense, a fim de entender como são construídos esses fluxos e processos naquele município.
Como mudanças nessas políticas públicas impactam a sociedade e as decisões devem ser aprovadas pela Câmara de Vereadores, sete vereadores confirmaram presença na comitiva. A União Toledana das Associações de Moradores (UTAM) enviará um representante. A equipe de governo é composta por 11 integrantes, a maioria secretários, que buscam respostas para situações específicas que envolvem ou podem envolver suas pastas.
Preliminarmente, sabe-se que a prefeitura de Chapecó realiza abordagem às pessoas em situação de rua, encaminha aqueles com algum envolvimento com vícios para tratamentos e, após esse período, procura a reinserção no mercado de trabalho, além de procurar restabelecer vínculos familiares.
Expectativa – A comitiva municipal tem várias missões com essa visita técnica. Desde verificar a metodologia de abordagem e seleção das PSR, como se dão os encaminhamentos, quais os serviços estão envolvidos, quem arca com os custos referentes aos tratamentos, como são realizados os convênios e contratações de empresas e instituições, quais as fundamentações e amparos jurídicos relacionados, como são os encaminhamentos ao mercado de trabalho, quais entes federativos e da sociedade civil estão envolvidos no programa, entre outras questões que caberão aos integrantes da comitiva verificar.
Uma reunião está marcada para às 15h desta terça-feira (25) na Prefeitura do Município de Chapecó para recepcionar o grupo toledano. A quarta-feira (26) pela manhã está destinada a conhecer alguns serviços socioassistenciais de Chapecó. No período da tarde a comitiva retorna para Toledo.
Composição – a comitiva que sai na manhã desta terça-feira com destino a Chapecó – SC é composta pelo prefeito Beto Lunitti; pelo Secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo; o Secretário de Administração, Andriws Todeschini; o Secretário do Meio Ambiente, Junior Henrique Pinto; Procurador Geral, Mauri Refatti; Ouvidor Geral, Genelle Krambeck; Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Christian Guilherme Goldoni; Secretária de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano, Rosiany Favareto; Secretária de Assistência Social, Solange Fidelis; a diretora de Saúde Mental, Leila Fátima Machado; o jornalista Dielson Kleber Pickler; presidente da Utam, Artulino Hesper; e os vereadores Leoclides Bisognin, Marcelo Marques, Dudu Barbosa, Valdir Rosseto, Professor Oséias, Jozimar Polasso e Beto Scain.