Prefeitos e prefeitas dos municípios que integram o Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste (Consamu) participaram, nesta sexta-feira (10/01), da Assembleia Extraordinária que confirmou o nome do prefeito de Corbélia, Thiago Daross Stefanello, como presidente para a gestão 2025/2027. O prefeito de Quatro Pontes, Cesar Alexandre Seidel, será o vice. Toledo está representada no Conselho Deliberativo através do prefeito Mario Cesar Costenaro, que participou da Assembleia realizada na sede da Amop, em Cascavel.
Além da eleição, Costenaro aproveitou para dialogar com a equipe técnica do Consamu sobre melhorias que poderão ser aplicadas num curto espaço de tempo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. José Ivo Alves da Rocha, na Vila Becker, administrada pelo Consamu. “Fui informado de que, em aproximadamente 90 dias, teremos novidades para prestar um atendimento através das motolâncias”, adianta o prefeito.
As motolâncias – já utilizadas em Cascavel – são motocicletas utilizadas por técnicos de enfermagem que conseguem chegar ao local de uma eventual ocorrência de maneira mais rápida, agilizando os primeiros-socorros às vítimas. Em alguns casos sequer é necessário acionar uma viatura. “Isso permite um atendimento não apenas mais ágil, mas também uma maior eficiência de todo sistema de atendimento de urgência e emergência”, ressalta Mario Costenaro.
Sobre o Consamu – Fundado há 11 anos, o Consamu abrange 43 municípios das 10ª e 20ª Regionais de Saúde da Região Oeste do Paraná, atendendo a uma população superior a um milhão de habitantes. A sede do Consórcio está localizada no município de Cascavel, onde funciona também a Central de Regulação Médica das Urgências.
O Consórcio dispõe de uma estrutura composta por 29 unidades móveis de suporte básico (ambulâncias USB), 8 unidades móveis de suporte avançado (ambulâncias USA), 2 motolâncias e 1 unidade de serviço aeromédico (helicóptero), garantindo uma cobertura ampla e eficiente.
Além disso, o Consamu conta com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), que se dedica ao treinamento de novos profissionais, à educação continuada das equipes e à participação em eventos públicos, com o objetivo de assegurar acesso eficiente e de qualidade aos serviços prestados pelo SAMU 192.