Foi realizado, na manhã do domingo (19), um mutirão de 800 exames dermatológicos para uso das piscinas do Parque das Águas de Toledo. A ação foi uma parceria entre a Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) e a Secretaria da Saúde (SMS), que disponibilizou três médicos para a realização dos exames. Também auxiliaram no mutirão, sete acadêmicos do último ano do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná.
A médica responsável pelos exames dermatológicos da SMS, dra Mayara Bolson Salamanca, explica que os exames são necessários para manter a qualidade sanitária dentro do parque. “Nós buscamos se há alguma doença dermatológica que impeça a pessoa de frequentar o parque. Isso é necessário para que todos possam utilizar as piscinas sem risco de contágio”, ressaltou Mayara.
O próximo mutirão de exames dermatológicos no Parque das Águas será no dia 1º de fevereiro (sábado) no período da manhã, com mais 800 atendimentos, mediante distribuição de senhas a partir das 8 horas. Os mutirões são realizados gratuitamente todos os anos durante as temporadas de verão.
Estrutura – O Parque das Águas de Toledo tem aproximadamente quatro mil metros quadrados de estrutura que abrigam piscina para adultos e para crianças, tobobóia, rio lento, quiosques, sombreiros, vestiários e banheiros. A segurança dentro do parque é feita por seis pessoas, entre elas, monitores e guarda-vidas, que ficam atentos para agir em casos de afogamento ou condutas perigosas nas piscinas. A capacidade do parque é de 500 pessoas simultâneas.