
A Secretaria de Cultura de Toledo realizou, nesta quarta-feira (19), uma homenagem póstuma ao artista plástico Elvis Ribeiro. O evento, idealizado pelos vereadores Chumbinho Silva e Genivaldo de Jesus, em parceria com a Secretaria de Cultura, celebrou a obra marcante de Elvis, que é o responsável pela escultura de um violoncelo em um tronco de árvore na Praça da Cultura, esculpido com uma motosserra.
O prefeito Mario Costenaro destacou a importância da reflexão sobre o legado de Elvis Ribeiro. “A história do Elvis nos faz refletir sobre a vida e o nosso propósito. O que ele fez com uma árvore condenada é uma verdadeira simbiose entre a natureza e o ser humano, criando um instrumento, como o violoncelo. Esse tipo de arte na rua, na praça, é fundamental para a nossa cultura e o fortalecimento da arte pública”, afirmou Costenaro.

Hariel Schmidt, filho do homenageado, compartilhou sua experiência pessoal. “Todos podem levar algo do Elvis para a própria vida. Ele começou a trabalhar com marcenaria e, aos 40 anos, se apaixonou pela escultura. Ele nos ensina que nunca é tarde para começar algo novo. Obrigado a todos que lembram dele e do seu legado”, disse Hariel.

Presenças – A cerimônia contou com a presença do prefeito Mario Costenaro; do secretário de Cultura Gabriel Furlan; e da esposa de Elvis, Neiva Terezinha Schmidt; além do filho Hariel Schmidt. Também participaram os músicos da Casa da Cultura, Gianni Ambrosino e Viviane Ribeiro dos Santos, que encantaram o público com apresentações de violão e violino.