
No dia 1° de abril, uma equipe do departamento de Desenvolvimento Agropecuário e Abastecimento da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico realizou uma visita técnica ao Primato de Ouro Verde do Oeste. A cooperativa, em parceria com a MWM Tupy do Brasil, firmaram um contrato para produção de combustível renovável e eletricidade limpa. O município, a fim de conhecer o projeto e buscar parceiros para projetos futuros realizou esta visita técnica..
Para a assistente em administração do departamento de Desenvolvimento Agropecuário e Abastecimento, Daliana Uemura, a visita foi importante para entender a produção e, futuramente, criar um projeto de política pública que possa ajudar os agricultores, a produção da pecuária e a sustentabilidade. “Como faz parte do Plano Plurianual da agricultura de Toledo e também está no plano de gestão a produção de biogás e biometano, investir em energias renováveis, tecnologia limpa que respeitem o meio ambiente. Visitamos o espaço com o intuito de conhecer a planta da Primato e para buscar parceiros para que soluções ambientais como essa possam ser implementadas em Toledo”, comentou Daliana.
O projeto ainda está em fase de implementação, e tem o objetivo de apresentar uma solução de um problema ambiental, os dejetos da suinocultura. A intenção é implementar esse projeto em todas as unidades de atendimento da Primato no oeste paranaense.
Este projeto será uma solução completa para o aproveitamento dos resíduos oriundos do processo de produção na fazenda, de modo que, tanto o pequeno quanto o grande produtor rural consigam neutralizar a emissão de gases de efeito estufa gerada pelas suas atividades, obtendo, ao mesmo tempo, redução de custo operacional e aumento de produtividade. Após os resíduos serem transportados para o ambiente da usina, serão tratados e, com o auxílio dos biodigestores e do sistema de filtragem e monitoramento, transformados em energia limpa e de alta qualidade para alimentar os geradores movidos a biometano produzidos pela MWM.