
A Polícia Civil do Paraná já prendeu 13 pessoas durante uma operação deflagrada hoje (15), em ação que teve como alvo uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas, utilizando cidades do Sudoeste do Paraná como rota para a atividade ilegal.
As diligências ocorreram simultaneamente em Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Três Barras do Paraná e Chapecó, em Santa Catarina.
Cerca de 120 policiais civis cumpriram 12 mandados de prisão preventiva pelos crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Entre os presos está um homem apontado como líder do grupo criminoso.
Durante a operação, dois dos alvos e um terceiro indivíduo foram autuados em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e por tráfico de drogas.
Outras 24 ordens judiciais de busca e apreensão foram cumpridas, além do sequestro de veículos e bloqueio de contas bancárias dos investigados.
A ação teve o apoio aéreo de um helicóptero da polícia civil e a atuação de cães de faro.
Nos endereços, os policiais apreenderam cinco veículos, um caminhão, três armas de fogo, munições e cerca de meio quilo de drogas.
A operação é resultado de uma investigação que teve início em junho de 2023.
Ao longo dos dois anos de investigação, o grupo movimentou mais de R$ 52 milhões por meio de contas bancárias de familiares e de pessoas jurídicas de empresas atuantes nas áreas de alimentação, entretenimento, produtos de beleza, hotelaria e transporte sediadas na cidade de Francisco Beltrão.