A 5ª Divisão de Exército está reforçando o efetivo da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, que participa da Operação Ágata Fronteira Oeste II, com tropas da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada.
O efetivo em operação aumenta de 400 para 500 militares, um aumento de 25%, resultando em uma presença permanente na fronteira, com efetivo significativo e ação conjunta com os órgãos de segurança pública.
A Operação Ágata Fronteira Oeste II já realizou mais de R$ 115 milhões em apreensões envolvendo drogas, cigarros contrabandeados, veículos e mercadorias.
Entre o material apreendido estão 16 toneladas de maconha, uma tonelada de pasta base de cocaína e 600 kg de cocaína, representando um prejuízo significativo ao crime organizado.
A operação está em curso desde novembro, na faixa de fronteira dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, para coibir os crimes transfronteiriços, como tráfico de drogas, de armas e contrabando.
Na água, no rio Paraná e lago de Itaipu, o monitoramento está sendo reforçado com uso de lanchas, radares e Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas.