Um dos principais pontos de visitação de Toledo vai ser repaginado. Foi firmado, nesta quarta-feira (21), na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, o contrato para a reforma do Museu Histórico Willy Barth. O ato reuniu diversos representantes das Secretarias de Cultura, Planejamento, Habitação e Urbanismo e Fazenda e do Controle Interno, além do responsável pela Construtora Chinelato LTDA. O valor total das intervenções é de R$ 783 mil e deve ser iniciada em fevereiro. O prazo de conclusão estimado é de 150 dias.
A reforma vai sanar problemas relacionados aos revestimentos, pontos de infiltração, entre outras intervenções necessárias para proteção do acervo. Para isso, a partir do mês de janeiro o espaço que guarda a memória do município estará fechado para visitação. “Teremos que deslocar parte do mobiliário e acervo para outros espaços para que a obra transcorra sem prejuízo para nossas obras. A nossa reserva técnica, documentos e algumas outras peças permanecerão acondicionadas e protegidas no próprio Museu”, explicou a secretária de Cultura, Rosselane Giordani.
A secretária aproveitou para agradecer aos envolvidos com outra grande obra da sua pasta. “A construtora já conduziu a reforma do prédio Biblioteca Pública Municipal e tudo transcorreu de forma muito organizada. Esperamos o mesmo para o Museu. Também quero aqui parabenizar toda a equipe de engenharia e arquitetura da Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo que tem cuidado para que as obras do município tenham qualidade”, comentou, reforçando que aproximadamente R$ 2,5 milhões foram investidos nas estruturas administradas pela Secretaria de Cultura nos dois últimos anos.
Durante o encontro, o prefeito Beto Lunitti, junto da equipe de governo, expôs ao empresário Henrique Chinelato, responsável pela construtora, os trâmites legais para condução da obra, bem como prazos e demais orientações. “Temos adotado esta prática para dar transparência às ações realizadas pelo poder público municipal. Temos aqui a presença de servidores municipais das diversas áreas envolvidas e colocamos de forma bem detalhada o passo a passo”, reforçou.
Beto ainda pediu à secretária Rosselane Giordani que prepare um momento especial para a entrega da reforma do Museu Histórico Willy Barth. “É preciso celebrar as conquistas da nossa gente”, concluiu.