As obras para a transposição da Sanga Pinheirinho na Avenida Maripá foram entregues na manhã desta quinta-feira (22). Após a retirada dos anteparos e manilhas que mantinham o trânsito impedido, no início da tarde o tráfego foi liberado totalmente nas duas vias. Além dos novos bueiros, que substituíram a antiga estrutura de aço corrugado, durante as intervenções já foi construída também a travessia elevada em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Ana Maria Zorzo Luckmann. Os investimentos foram de R$ 373.899,36.
No local, no mês de setembro, ocorreu um deslizamento de terra em virtude de fortes chuvas, comprometendo a pista no sentido Jardim Europa/Centro. Na ocasião, a vistoria da Defesa Civil e de técnicos da Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo detectou um comprometimento na estrutura, o que obrigou a troca do antigo bueiro e diversos estudos técnicos com o intuito de constituir uma edificação a fim de evitar futuros problemas.
“Como havíamos previsto, o mais demorado era ter em mãos o projeto para uma solução definitiva, pois a obra era mais complexa do que esperávamos. Precisávamos de algo que resolvesse o problema de vez, por conta da importância da Avenida Maripá para o municipio”, disse o secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Norisvaldo Penteado. Durante o período em que foi desenvolvido o projeto, a ligação entre o bairro e a região central aconteceu em uma das vias. O trânsito só ficou interrompido totalmente por aproximadamente 20 dias, período necessário para a construção da nova estrutura.
Ficou a cargo da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) a remoção total do tubo comprometido e posicionar os novos. Foram aplicadas duas fileiras com manilhas de 2 metros de diâmetro e mais uma de 1 metro de diâmetro. Em seguida foi realizado o aterro, as contenções com pedras marroadas, aplicação da pavimentação asfáltica, a construção de calçadas, ajardinamento, construção da travessia elevada em frente ao CMEI e a sinalização viária horizontal e vertical. “Deixamos o local com todas as condições de trafegabilidade para veículos e pedestres”, concluiu o diretor da Emdur, Ascânio Butzge.