Toledo oferece espaço para novos investidores

O economista Jandir Ferrera de Lima explica que Toledo têm tido uma recuperação na economia. Ele salienta que este é um momento gradual. “Em vários setores o município têm tido uma recuperação. Isso é visto na melhora no mercado por que o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) tem mostrado números de contratações maiores do que de demissões.

Jandir reforça que no caso do microempreendedor individual, atualmente algumas empresas estão usando a “pejotização” do trabalho como uma alternativa.

“Esse é um caminho para que diminua o custo do trabalhador, geralmente quando uma empresa contrata um trabalhador além daqueles descontos tradicionais que são feitos sobre o salário do trabalhador como o INSS e tudo mais, há também um ônus ao trabalhador, tem que recolher o PIS, COFINS, fundo de garantia e assim por diante, então há um custo adicional do trabalhador para a empresa e uma das alternativas é a empresa contratar o MEI, porque o MEI ele vai custar mais barato para as empresas, e a gente percebe que a maioria dos MEI’S é justamente em áreas de prestação de serviço no qual a mais sazonalidade, que o indivíduo é contratado por tempos específicos, e seria o caso da construção civil, você contrata o indivíduo MEI durante uma hora ou outra e depois que ela termina você tem maior facilidade em desligar o indivíduo”, informa

Jandir aproveita para reforçar que o município está na retomada para se tornar um local cada vez maior na referência para se investir.

“O aumento do número de MEIs em Toledo reflete primeiro a retomada lenta e gradual da economia do município, é o pós crise ou seja Toledo está entrando num círculo virtuoso novamente, segundo reflete o empreendedorismo da população, pois é uma população que estava sofrendo com o desemprego e agora busca alternativas enquanto empreendedores, e terceiro reflete uma nova forma de modalidade de contratação que não é ruim por um lado e diminui o custo do trabalhador para as empresas e por outro lado estimula o empreendedorismo individual dos trabalhadores da cidade de Toledo, no seu conjunto reflete na retomada da economia de Toledo”, reforça o Economista.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.