Para a realização da obra foi utilizado
uma nova tecnologia, gerando economia para o município
A Prefeitura de Toledo já realizou a entrega de
diversas obras neste começo de ano. A primeira entrega do ano foi a Arena Multiuso no Jardim Coopagro, depois a Ponte sobre o Rio Lajeado Grande, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras III), a Reurbanização da Rua Dr. Cyro Fernandes do Lago e o
Espaço Ação Inclusão “Daniel Patrick Momoli” e mais 2,27 quilômetros de asfalto rural em Vila Nova, na Linha Brasília. E a última entrega do mês de Janeiro foi a Estrada Rural Félix Bordignon, nesta quinta-feira (31).
Participaram da solenidade a família do homenageado,
Félix Bordignon, o Prefeito Lucio de Marchi, Secretários, Diretores e Coordenadores Municipais, e a comunidade em geral.
Na oportunidade, o Prefeito Lucio de Marchi parabenizou pela obra e comentou sobre intervenções futuras. “Em breve, em conversa com a comunidade poderemos expandir ainda mais essa estrada. Mais uma vez a gestão assume o compromisso com o cidadão de Toledo dando condições e agilidade na locomoção nas vias urbanas e rurais da cidade”, define Lucio.
Para essa estrutura, a Prefeitura, por meio da
Empresa Municipal de Desenvolvimento Rural e Urbano de Toledo (EMDUR) realizou a aplicação de uma nova tecnologia para compactação de solo no projeto de pavimentação de estradas rurais. O CBR Plus foi aplicado na OT – 327, em 850 metros lineares no trecho.
A via é um importante acesso para quem sai da BR 163 com destino a Novo Sobradinho.
Essa novidade na aplicação de estradas rurais auxilia
na compactação de solo, deixando desnecessária a aplicação da base de pedra brita. Há estudos para se aplicar a novidade em outras estradas de Toledo. De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Infraestrutura Rural, Toledo possui 332 quilômetros de
asfalto rural. Sendo que destes 55.95% não necessitam de reparo imediato, 18.9% necessitam de reparos imediatos e 25.36% só precisaram à médio prazo.
O Secretário da pasta, Vilson André da Silva (Chumbinho),
explica que estão sendo realizados estudos diários para que melhorem cada vez mais as estradas rurais em Toledo. “Esse é mais um investimento que visa dar condições melhores de trafegabilidade. Vai dar mais segurança para os moradores e visitantes da região”,
salienta o Secretário.
Félix
Bordignon
Félix Bordignon chegou em Toledo no ano de 1969, acompanhado
da esposa Zélia Maria Dall-Agnol Bordignon e de nove filhos. Vindos da cidade de Nova Prata, no Rio Grande do Sul, a família viu em Toledo a oportunidade de crescer. No início Félix adquiriu terras na Linha Marreco e outras partes da região, no intuito de
trabalhar com a agricultura.
Ele e as demais pessoas que ali moravam ajudou a desbravar as terras daquela região e no desenvolvimento de Toledo por meio da criação de suíno e lavoura. Félix nasceu em 25 de Março de 1928 e faleceu em 9 de Fevereiro de 2005, vítima de Derrame Cerebral – AVC.